Nesta quarta-feira (10) está sendo realizada, na Câmara Municipal de São Vicente, na Baixada Santista, uma audiência pública para apresentar os próximos passos para a implantação da terceira fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), trecho que ligará o Terminal Barreiros até Samaritá, na área continental de São Vicente.
O encontro, promovido pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), teve início às 17h, na Rua Jacob Emmerich, 1195 – Parque Bitaru, e tratará do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), para posterior obtenção do licenciamento da obra e licitação.
A terceira fase do VLT, gerenciada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da área continental de São Vicente e dependem do transporte público para se deslocar até Santos. O investimento do Governo do Estado previsto para toda a fase é de R$ 562 milhões.
Ponte A Tribuna
Em março, foi iniciada a reforma e ampliação da Ponte A Tribuna, em São Vicente, que marca a primeira etapa da implantação da linha 3 do VLT. A concessionária Paulitec-Agis-Ponte será a responsável pelas obras da ponte, com 650 metros de extensão.
O projeto contempla a ampliação e reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária (atualmente inoperante), expansão do trecho de passeio e melhorias da infraestrutura rodoviária. Após a reforma e ampliação da ponte, estão previstas as demais intervenções para a ligação do Terminal Barreiros até Samaritá.
Este trecho do VLT terá uma extensão de 7,5 km, com quatro estações (Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Samaritá) e 11 VLTs operados pela BR Mobilidade.
A publicação do edital das obras do trecho está prevista para o primeiro semestre de 2024, após conclusão do processo de licenciamento ambiental.