Um balão de grandes dimensões foi visto caindo em uma rede primária de 13 mil volts na cidade de Bertioga, litoral de São Paulo, e moradores flagraram o momento nas redes sociais. A prática é considerada crime, e pode acarretar em graves acidentes. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para atender a ocorrência, a rede onde o balão caiu estava em uma altura acima de 20 metros. A queda não resultou em incêndio.
Além da guarnição, que atuou com uma viatura e três bombeiros, esteve presente também a Polícia Militar para a prevenção.
O balão teria caído em uma linha de transmissão da empresa ISA CTEEP, que informou em nota que registrou um desligamento automático provocado pela queda do balão. A interrupção durou cinco minutos, das 19h48 às 19h53, sem impactos para a distribuidora local.
A companhia forçou que “soltar balões é crime, passível de punição, que pode chegar a três anos de detenção, conforme a lei federal 9.605 (Lei de Crimes Ambientais). Denúncias, em casos de incêndios ou queimadas, devem ser feitas ao Corpo de Bombeiros (193) e ao Centro de Operação da Transmissão da ISA CTEEP (telefone 08000 118 713)”.