A carcaça de uma baleia foi vista boiando no mar no início da manhã desta sexta-feira (10). O instituto Gremar, que é o responsável pelo monitoramento ambiental, resgate e reabilitação de animais marinhos e silvestres, foi acionado por volta das 6h30 para a realização da necrópsia do animal.
Na imagem, é possível já vê-la na faixa de areia da praia, em frente ao Posto 6. A Equipe do TH+ entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Santos, que por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informou que a retirada da carcaça ficou pela responsabilidade da Secretaria de Subprefeituras Regionais (Sepref).
A cena repercutiu nas redes sociais, e trouxe a discussão sobre os impactos dos humanos na vida marinha. Segundo informado pelo Gremar, durante exames, a equipe constatou que a baleia é um macho filhote ou juvenil de, aproximadamente, sete metros.
Na última quarta-feira (8), um vídeo circulou nas redes sociais, onde mostrava uma baleia em deslocamento no canal do Porto de Santos. Embora não seja possível afirmar categoricamente, o Instituto Gremar informou, em nota, que pelas características identificadas até o momento, é possível se tratar do mesmo indivíduo.