Quatro integrantes de um bando especializado em roubo de caminhões com sequestro de vítimas, com objetivo de utilizar os veículos em crimes no Paraguai, foram presos após o cerco ser fechado pela Polícia Civil. As ações ocorreram nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Americana e Santos.
A operação foi realizada na quinta-feira (28), por meio da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Presidente Prudente.
De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), a quadrilha atuava nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Os suspeitos atraíam os motoristas com falsas contratações de fretes anunciados em plataformas virtuais. As vítimas, então, iam para o destino achando que receberiam o carregamento, mas eram surpreendidas e rendidas pelos assaltantes armados.
Os indiciados, que tinham entre 22 e 39 anos, atuavam na logística da organização. Eles contratavam os motoristas que integravam a organização criminosa, alugavam os imóveis que seriam usados como cativeiro e forneciam carros clonados para garantir a fuga dos roubadores.
Durante os cumprimentos dos mandados de prisão temporária, preventiva e de busca e apreensão, também foram apreendidos celulares, munições, uma balança de precisão, vários cartões bancários, anotações e documentos físicos e virtuais que comprovaram todo o roteiro criminoso.
Um dos presos foi detido em flagrante pelo crime de receptação e posse de munição de arma de fogo. O outro, de 39 anos, já era procurado pela Justiça por roubo e associação criminosa.
Esta operação, intitulada ‘Duloc’ foi o resultado de outras quatro investigações que esclareceram ao menos oito roubos praticados pela organização criminosa na região de Presidente Prudente nos últimos três anos.
O trabalho foi realizado em conjunto com a Delegacia Seccional de Guarulhos, a Deic de Santos, de Campinas, a DIG de Americana e o 37º Distrito Policial (Campo Limpo) de São Paulo.
Os casos foram registrados como captura de procurado, receptação, posse irregular de arma de fogo, localização e apreensão de objeto e cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão temporária. Elaboraram os registros o 1º Distrito Policial de Campinas, o 37º DP (Campo Limpo) e a DIG de Americana.