O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, na última terça-feira (5), uma nova linha de crédito digital para micro e pequenas empresas, o BNDES Crédito Digital.
Por meio da mesma, os empresários poderão solicitar financiamento ao contatar as instituições financeiras parceiras por meio de aplicativos e canais de internet banking. O financiamento tem taxa fixa a partir de 1,49% ao mês e prazos de pagamento de até 60 meses, podendo ser utilizado de forma flexível.
Porém, para quem está começando ou nunca utilizou uma linha de crédito, é essencial saber como aplicá-la de forma eficiente e segura. É o que a advogada empresarial e tributarista Mayra Saitta, do escritório Saitta Advocacia, ressalta:
“É fundamental que o crédito seja direcionado a investimentos que promovam o crescimento do negócio. Evite aplicar o crédito em despesas operacionais rotineiras, como pagamentos de contas do dia a dia, que podem levar a um uso constante e não planejado dos recursos. Ao investir em melhorias duradouras, a empresa poderá ver um retorno efetivo do crédito, ampliando sua capacidade de operação e competitividade no mercado. Por isso, planejar o uso dos recursos é a chave para o sucesso”, comenta.
Um ponto vital a analisar antes de contratar o crédito, diz a especialista, é a capacidade de pagamento da empresa: “A primeira coisa é avaliar o impacto das parcelas no fluxo de caixa e reservar um percentual do faturamento para esse pagamento são medidas essenciais. Utilizar ferramentas de simulação financeira pode auxiliar o empreendedor a entender com clareza o compromisso assumido, evitando, assim, prejuízos ou endividamentos desnecessários.”