Idosos, enfermeiros e acompanhantes do Lar Evangélico de Amparo à Velhice (São Jorge) receberam, na tarde desta sexta-feira (26), a visita dos cães da Guarda Civil Municipal (GCM). A ação, organizada pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e GCM, é parte da programação da Virada da Maturidade de Santos e promoveu um momento de sensibilização aos idosos atendidos pela unidade.
Durante o encontro proporcionado para os 39 atendidos do lar, subsidiado pela Prefeitura, o trio composto por Hórus (Pastor Belga Malinois), Ozzy (Border Collie) e Logan (Pastor Alemão Cinza), agitou o espaço ao realizar técnicas de apresentações de show dog e agility, que utilizam obstáculos para saltos e passagens por túneis.
Logo não faltaram voluntários para participar da brincadeira e recompensar os cachorros com afagos e sorrisos. Mas apesar da diversão garantida, o final foi o mais aguardado: momento de conhecer cada um dos animais sem nenhuma pressa. E quem esteve presente no local pôde testemunhar que o brilho nos olhos de cada um dos idosos marcou o final da interação.
“Uma cidade que preza e valoriza a pessoa idosa precisa olhar para todos. Essa tarde voltada para a Virada da Maturidade, especialmente por ser aqui em uma instituição de longa permanência, tem por objetivo fazer com que esses idosos também se sintam integrados. Nossa maior meta tem sido promover uma qualidade de vida para todos”, destacou a coordenadora Municipal de Políticas para a Pessoa Idosa, Rosana Gomes.
Acompanhando Ozzy durante a sua apresentação, a inspetora-chefe da GCM, Nizete Maurício dos Santos, falou sobre a importância de levar a vivência ao lar. “Essa experiência que estamos trazendo hoje aos idosos é muito importante porque a maioria já teve cachorros ou ainda tem e se recorda com carinho dessa relação. Durante a visita, eles se alegram, interagem com o cão, acariciam os pelos deles e sentem esse afeto. Cachorros são sinceros e sensíveis, então esse bem acaba sendo recíproco”.
ENCONTRO DE GERAÇÕES
Brincando com os cães e permitindo todo o carinho dado por eles, Maria Conceição, 77, ficou emocionada ao ver Hórus e se lembrar do cão falecido Boy, da mesma raça. “Amei essa visita porque cachorros significam muito para mim. Eu perdi um igualzinho ao ‘saltador’ que está se apresentando, mas o sentimento fica na gente. Está sendo muito legal”.
Durante a demonstração das técnicas pelo trio, os idosos puderam interagir com cerca de 35 alunos do 4º ano da UME Doutor Fernando Costa, também do São Jorge, que aproveitaram o encontro para conhecer os cães. “Eu estou gostando demais de estar aqui com as pessoas mais velhas porque amo cachorros e não sabia que eles poderiam fazer tudo isso. Eles são novos e já são grandes assim. Todo mundo aqui está feliz”, divertiu-se Nicolas Thomas, 9, enquanto observava Logan.
Para a enfermeira da unidade, Mayara da Silva, 36, a atividade é fundamental para o desenvolvimento dos idosos durante a estadia na residência. “Os nossos atendidos adoram crianças e animais, então tudo isso faz muito bem para eles. No dia a dia, estimulamos a interação, o convívio e o raciocínio, além de facilitar ações de bem-estar e autoestima. Hoje, excepcionalmente, o encontro carrega todos esses fatores e já podemos ver uma mudança na fisionomia deles. É muito reconfortante essa integração”.
VIRADA DA MATURIDADE
Idealizada pela psicóloga Fernanda Gouveia, também cofundadora da iniciativa, a ação, que leva conscientização e valorização sobre o envelhecimento, ocorre simultaneamente na cidade de São Paulo e tem como objetivo promover o bem-estar físico e moral e a inclusão dos idosos em atividades integrativas. A Prefeitura de Santos, uma das parceiras da Virada, está promovendo desde a última quinta-feira (25) diversas iniciativas realizadas por todo o Município.
As ações estão sendo organizadas pelas secretarias de Cultura (Secult), Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Meio Ambiente (Semam), Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), Segurança (Seseg) e Guarda Municipal (GCM).
PROGRAMAÇÃO
Neste sábado (27), a iniciativa segue com a programação que inclui muita música, meditação, bate-papo sobre saúde física e mental e um passeio gratuito de bonde para celebrar a contribuição significativa que os idosos trazem para a nossa sociedade.
9h às 11h – Roda de conversa com meditação e cantoria: ‘A relação entre as emoções e as doenças’ (com o palestrante Pierre Elias Piera) – Vila Criativa Campo Grande (Av. Senador Pinheiro Machado, 635 – Campo Grande).
18h às 19h30 – Apresentação de Chorinho com o Grupo Amigos da Música – Praça Vereador Luiz La Scala (Av. Bartolomeu de Gusmão, 161). – Facilitador: Clube do Choro. A organização é da Secretaria de Cultura.