Cão em situação de maus-tratos é resgatado em Santos e tutor é multado

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Santos realizou o resgate de uma cadela que vivia em situação de maus-tratos, em uma casa situada no bairro Vila Mathias, em Santos, litoral de São Paulo, após receberem denúncias de vizinhos. O tutor foi multado em R$ 6 mil reais, mas a autuação cabe recurso.

De acordo com a administração municipal, a ação aconteceu em dois dias seguidos. Na noite de quarta-feira (23), os guardas foram até o local indicado pela denúncia, mas não conseguiram avistar o cão nem seu responsável. Na quinta-feira (24), por volta das 11h20, a equipe retornou à rua e, com a ajuda de vizinhos, localizaram o responsável pelo animal. A cadela atende pelo nome de ‘Violeta’.

A veterinária Karol Castro, da unidade da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) no Jabaquara, iniciou o tratamento do cão, que chegou com o corpo cheio de urina e fezes. Na unidade, foi constatado que se trata de um animal idoso, sem raça definida (SRD), com idade entre 12 e 14 anos, e que tem uma alteração neurológica chamada ‘síndrome vestibular’, que deixa a cabeça do animal torta, resultando na perda de equilíbrio. “Para o humano, é muito parecido com uma labirintite”, explica a veterinária.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!

Karol Castro informa ainda que o animal recebeu banho e está se alimentando – com uma ração especial para animais convalescentes – e se hidratando normalmente. Em razão do feriado – 28 de outubro, Dia do Servidor Público Municipal -, ‘Violeta’ ficará em uma clínica particular, parceira da Codevida. Quando o quadro de ‘Violeta’ estiver estabilizado, ela receberá vacinas. Posteriormente, ficará disponível para adoção.

O responsável por Violeta foi multado em R$ 6 mil, com base no Art. 300 da Lei 3.531/1968, registrada no BO GCM nº 12.259 e autuação nº 27.950. Cabe recurso.

“A atuação da Guarda Civil Municipal também na proteção e respeito aos animais representa mais do que o cumprimento de um dever legal. É uma prova da determinação com que a GCM protege aqueles que não têm voz, defendendo o bem-estar e a dignidade dos animais em nossa cidade”, destaca a secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS