Caps de Santos ganha nova unidade totalmente acessível

Foto: Francisco Arrais / PMS

O Caps de Santos ganhou uma nova unidade, totalmente acessível. O equipamento que funcionava na Rua Campos Mello, 298, na Vila Mathias, foi transferido para a Avenida Conselheiro Nébias, 349, no Paquetá.

As grandes novidades são que a unidade conta com brinquedoteca, sala de jogos, ateliê e sala voltada às práticas integrativas do SUS (Pics): auriculoterapia, acupuntura, práticas da medicina tradicional chinesa.

O novo prédio do ‘Caps Tô Ligado’ tem dois pavimentos. Tem cinco salas de atendimento, sete banheiros (com banheiro acessível), dois quartos para hospitalização integral, uma sala de enfermagem, uma sala de descanso de enfermagem, sala de convivência, sala de medicação, farmácia, sala de grupos e atividades terapêuticas coletivas, depósito para materiais, duas lavanderias, pátio externo e copa. 

A equipe de atendimento é composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, acompanhantes terapêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, oficiais de administração e equipe de limpeza.

ASSISTÊNCIA

O Caps Tô Ligado mantém todas as suas características de atendimento: acolhimento de crianças e adolescentes, inclusive com quatro leitos (dois masculinos e dois femininos) para hospitalidade integral nos casos em que há necessidade de permanência na unidade até a estabilização do quadro clínico.

Assim como os outros dois Caps Infantojuvenis, a unidade também é a referência municipal para acolher as crianças e jovens em sofrimento e que têm problemas com álcool ou outras drogas. 

Atualmente, o equipamento atende 367 pessoas. Para cada paciente é desenvolvido um projeto terapêutico singular, com estratégias elaboradas pela equipe interdisciplinar, com o intuito de promover mais qualidade de vida a partir da avaliação de suas necessidades.

É a unidade de referência em Saúde Mental para os territórios abrangidos pelas policlínicas Aparecida, Caruara, Conselheiro Nébias, Embaré, Estuário, Martins Fontes, Monte Cabrão, Ponta da Praia, Valongo, Vila Mathias e Vila Nova.

O secretário de Saúde de Santos, Denis Valejo, explica que a unidade foi pensada para oferecer conforto e o máximo de atividades lúdicas. “Parte do público é infantil e necessitávamos de uma ambientação que fosse acolhedora e que estimulasse o vínculo do usuário com o serviço e com os demais usuários. A socialização é parte importante do processo terapêutico”.

A Prefeitura também vem reforçando a área da Saúde Mental desde o ano passado, com a contratação de 63 servidores. Passaram a integrar a equipe da Secretaria de Saúde nove médicos psiquiatras, 34 técnicos de enfermagem, 16 acompanhantes terapêuticos, um assistente social, um fonoaudiólogo e dois terapeutas ocupacionais. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS