A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) lançou na última semana a Operação Ciclovia Segura, com o objetivo de orientar os ciclistas e condutores de equipamentos de duas rodas sobre a utilização correta do espaço. As ações estão ocorrendo pela manhã e tarde, em pontos da orla, todos os dias, com finalidade exclusivamente educativa.
Nos primeiros dias da ação, a equipe realizou cerca de 150 abordagens. Na última segunda-feira (19), a orientação dos agentes da Companhia se deu entre 10h e 12h, na Fonte de Sapo (Aparecida) e Praça das Bandeiras (Gonzaga), totalizando mais 24 abordagens. À tarde, no trecho junto ao Novo Quebra-Mar (José Menino), foram mais 25 usuários.
De acordo com a administração municipal, a cada condutor parado nas ações, sempre são informadas as regras para circulação em ciclovias, tais como velocidade permitida, forma segura de transitar, os equipamentos de segurança de uso obrigatório ou recomendado (de acordo com o tipo de veículo) e outras informações. As orientações também ficam reforçadas no folheto entregue.
Com a iniciativa para esclarecer, a CET busca também coibir a circulação de veículos não permitidos em ciclovias, tais como ciclomotores. Outro objetivo é alertar pessoas que estejam utilizando, indevidamente, a faixa exclusiva para ciclistas para caminhar ou se exercitar, o que devem fazer, no caso da pista que margeia a orla, pela calçada dos jardins ou pela faixa de areia.



