Chuva torrencial causa caos e prejuízo a moradores da Baixada Santista; VÍDEO

Foto: Reprodução

Um temporal de grandes proporções atingiu a Baixada Santista na noite de terça-feira (18), e causou prejuízo e muito caos para os moradores da região, que tiveram casas alagadas, carros emabaixo d’água e até motos boiando. Foram muitos os registros nas redes sociais.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre o risco, orientando a população a buscar abrigo, contudo, não foi o bastante para evitar os transtornos a quem já estava na rua. Veja um compilado de vídeos publicados:

Reprodução

Santos

A Defesa Civil de Santos informa que o acumulado pluviométrico das últimas 72h é de 146,1 mm. Acumulado do mês, 289,2mm. Morros em estado de Atenção.

Até o momento, não houve registro de ocorrências graves nos morros. Entre às 18h e 21h da terça-feira (18) choveu 124,4 mm.

Dados do Sistema de Alerta e Visualização de Áreas de Risco do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), utilizado pela Defesa Civil de São Paulo, apontaram que três áreas de Santos (Nova Cintra, Chico de Paula e Morro São Bento) tiveram os maiores volumes de chuva do Estado no acumulado de 3 horas (entre 18h e 21h de terça). Respectivamente, estes bairros registraram 134mm, 125mm e 119mm de água.

Na madrugada desta quarta-feira (19), a Defesa Civil fez cinco vistorias em áreas com deslizamentos, sem gravidade, nos morros do Marapé, São Bento e Vila Progresso.

Até o momento, foi registrada uma queda de árvore na Rua Lucas Rodrigues Junot, no bairro São Manoel. O Samu não foi acionado para atendimentos relacionados à chuva e/ou raios.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande informa que as chuvas ocorridas na terça-feira (18) deixaram as equipes da Cidade em alerta e apesar de pontos de acúmulos de água serem percebidos na Cidade, ocorrência graves não chegaram ao conhecimento da Administração. Nas últimas 24 horas choveu 110mm e em todo o mês de fevereiro já choveu 386mm. A média dos últimos 10 anos é de 560mm para o mês de fevereiro.

Itanhaém

A Defesa Civil de Itanhaém informou que está em estado de atenção com as chuvas na Cidade na noite da última terça-feira (18). Não há desabrigados e nem desalojados. A Cidade apresentou alguns pontos de alagamento em virtude do alto volume de chuvas na noite anterior, com queda de árvores em via pública e já tomadas as devidas providências. Choveu na Cidade 65 mm (nas últimas 24 horas) e 88,1 mm (72 horas).

Bertioga

Segundo a Defesa Civil de Bertioga, o índice pluviométrico das últimas 24 horas foi de 169,36 mm. De acordo com o Departamento, algumas ruas apresentaram acúmulo de água com rápido escoamento devido às obras de micro e macrodrenagem realizadas. A Defesa Civil destaca que não houve registro de ocorrências que exigissem acionamento.

Mongaguá

Em Mongaguá, o pluviômetro apontou 39,6 mm de chuva nas últimas 24 e 72 horas. Não foram registrados quaisquer tipos de ocorrência.

Cubatão

A Defesa Civil de Cubatão não foi acionada sobre ocorrências por conta da chuva. O índice pluviométrico das últimas 24 horas é de 43mm. 

Guarujá

A Defesa Civil de Guarujá informa que não houve o registro de ocorrências devido às chuvas da última noite. A cidade está em estado de observação. Acumulado 24h: 43,0mm. Acumulado 72h: 43,0mm.

São Vicente

A Defesa Civil atendeu ocorrências de queda de árvore nas praças 22 de Janeiro e Vicente de Carvalho, ruas 9 de Julho e Américo Martins dos Santos e Alameda Paulo Gonçalves. Além disso, profissionais da Prefeitura dirigiram-se à Rua Coaracy Paranhos para atender um caso de queda de muro, no qual as equipes já realizam os devidos reparos.

Os dados pluviométricos coletados pela Sabesp apontam 145 mm nas últimas 24h. O nível vigente é de atenção. Devido à melhora do tempo na manhã desta quarta-feira (19), a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que não há registros de pontos de alagamento vigentes neste momento.

A Equipe do TH+ aguarda retorno das demais prefeituras da Baixada Santista e esta publicação poderá ser atualizada em breve.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS