Chuvas fortes e ressacas deixam Baixada Santista em alerta nos próximos dias

Prefeitura de Santos

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas de forte intensidade entre quinta-feira (3) e sábado (5). A formação e atuação de uma frente fria vinda do sul do país, poderá atingir principalmente as regiões do Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e para as regiões de Sorocaba, Campinas e Itapeva.

O maior volume de chuvas deve acontecer também na Baixada Santista, o que pode gerar alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos, especialmente em áreas de risco.

Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, em parceria Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, só na cidade de Santos, o acumulado de precipitação pode ser superior a 100mm, e há risco de rajadas de vento superiores a 80 km/h, deixando o município em estado de alerta por conta da altura das ondas, podendo evoluir para estado de Atenção.

No domingo (6), o tempo será nublado e chuvoso, mas a precipitação terá menos persistência e intensidade em relação aos dias anteriores. 

Por conta desse cenário meteorológico, há risco para alagamentos e deslizamentos, principalmente nos momentos de chuva forte, além de ocorrências relacionadas à intensidade do vento.

Há também previsão de ressaca, com ondas do quadrante sul que vão ultrapassar 2m, entre a noite de sexta-feira e a tarde de domingo. De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Atenção, podendo evoluir para estado de Alerta, caso as ondas ultrapassem este número. 

Com relação ao nível do mar, a maré poderá alcançar 1,5m na Baía de Santos e 1,8m no interior do estuário, com altura máxima prevista para sábado, às 4h. Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de impactos pontuais nas estruturas urbanas costeiras e alagamentos devido a conjugação da maré, intensidade e direção das ondas e precipitação volumosa.

As orientações incluem não entrar em áreas alagadas, buscar abrigo em possíveis momentos de tempestade e não enfrentar alagamentos ao transitar com um veículo. Moradores das áreas de risco a deslizamentos devem ter atenção aos sinais de instabilidade do terreno, como surgimento de trincas e rachaduras na casa, inclinação de postes e muros e água barrenta descendo da encosta nos momentos de chuva forte. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.

Gabinete de crise

Devido a previsão meteorológica, a Defesa Civil montou o Gabinete de Crise nesta quinta-feira (3), com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.

O gabinete deve ficar mobilizado no CGE da Defesa Civil do Estado, até domingo (6), para garantir pronta resposta a possíveis estragos causados pelos temporais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS