A cidade de Praia Grande, litoral paulista, foi alvo de uma operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quarta-feira (5), contra uma associação criminosa envolvida em crimes de falsificação de documentos, furto qualificado e estelionato. As penas dos envolvidos detidos podem passar de 20 anos.
De acordo com a corporação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Taubaté/SP. As ordens judiciais são executadas nas cidades de São Paulo (SP), Praia Grande (SP) e Taubaté (SP).
As investigações tiveram início a partir de informações compartilhadas pela área de inteligência da Caixa Econômica Federal, que identificou indícios da atuação do grupo. A ação também contou com o apoio da Polícia Militar de Taubaté, durante a prisão em flagrante de um dos envolvidos, em abril de 2023, fato que contribuiu para o avanço das apurações.
Com a deflagração da Operação nomeada “Personagens”, a corporação busca reunir elementos probatórios que subsidiem a identificação completa dos integrantes do grupo criminoso e a caracterização da atuação fraudulenta.
Os investigados poderão responder pelos crimes de falsificação de documento público, furto qualificado mediante fraude e estelionato, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.



