O Ministério da Saúde incluiu em 2025, dois grupos obrigatórios para o recebimento da vacina contra a gripe: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade e idosos a partir de 60 anos. Além destes, outros grupos, considerados prioritários, poderão garantir a sua vacina, como puérperas; pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde e professores.
Também estão inclusos profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; portuários; trabalhadores dos Correios; população carcerária e os funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; indígenas e quilombolas.
Diante deste novo cenário, as cidades da Baixada Santista iniciam a campanha de vacinção, que em alguns municípios tiveram o início nesta segunda-feira (31), e em outros, será nesta terça (1 de abril) ou quarta (2).
É importante ressaltar que quem se imunizou contra a gripe no ano passado deve ser vacinado novamente, pois se trata de imunizante atualizado de acordo com as mutações dos vírus Influenza que mais circularam no último ano. A dose é trivalente, ou seja, protege contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A vacinação realizada no outono é estratégica, pois a transmissão das doenças respiratórias ocorre com mais frequência no inverno, em virtude das pessoas permanecerem por mais tempo juntas em ambientes fechados.
Santos
Um público de cerca de 270 mil pessoas em Santos faz parte do alvo da vacinação, que começa nesta terça-feira (1º), das 9h às 16h, nas policlínicas da Cidade (exceto Martins Fontes e Pompeia/José Menino, que estão em manutenção).
Para ser vacinado, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência em Santos. Os trabalhadores da saúde, professores, profissional dos Correios, trabalhadores do transporte coletivo devem levar comprovante de vínculo ativo com a instituição em que atuam (crachá, holerite, etc). Já os caminhoneiros,apresentar identificação profissional.
As gestantes precisam portar carteira de pré-natal e as puérperas, comprovante de realização do parto até 45 dias antes. Pessoas com deficiência oculta devem estar utilizando o colar girassol ou apresentar laudo médico.
Quem é acamado tem direito a receber a vacina em domicílio. Para ser cadastrado, é necessário que o cuidador ou familiar vá à policlínica de referência do local de moradia e apresente laudo e relatório médico que comprove que a pessoa é acamada, além dos documentos pessoais desse paciente com foto. Mesmo quem já foi contemplado em anos anteriores precisa ser cadastrado novamente.
Os pacientes que já são assistidos pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi), da Secretaria de Saúde, não precisam ser cadastrados, porque já entram automaticamente na programação.
As instituições de longa permanência para idosos devem cadastrar os seus residentes na policlínica de referência da sua localização.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que a campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima terça-feira (1) nas 26 unidades básicas de saúde, das Áreas Insular e Continental da Cidade, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h30 e também no posto de vacinação do Brisamar Shopping, no 4º andar (em frente aos elevadores do estacionamento G5, ao lado da Angiocorpore), com horário de funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 19h. Para receber a dose, basta levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá deu início à campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) nesta segunda-feira (31). O Município disponibiliza o imunizante em todas as 21 unidades de saúde da Cidade. O objetivo é garantir a imunização dos grupos prioritários, reduzindo o risco de complicações causadas pelo vírus e fortalecendo a saúde pública.
A vacinação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade e, se possível, a carteirinha de vacinação. A meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, assegurando ampla cobertura imunológica.
Praia Grande
A vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (31) em Praia Grande. Para receber a vacina, a pessoa deverá apresentar documento de identidade com foto e, se possuir, carteira de vacinação. No caso das gestantes, elas também devem apresentar o cartão do pré-Natal. A vacinação estará disponível nas 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h.
Confira o endereço das 31 unidades:
1 – Usafa Aviação – Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº 2929 – Aviação
2 – Usafa Boqueirão – Av. Pres. Kennedy, nº 918 – Boqueirão
3 – Usafa Mirim – Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
4 – Usafa Tupi – Rua Meinacós, nº 95 – Tupi
5 – Usafa Aloha – Rua Zenji Sasaki, nº 269 – Nova Mirim
6 – Usafa Anhanguera – Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 648 – Anhanguera
7 – Usafa Antártica – Av. do Trabalhador, n° 3801 – Antártica
8 – Usafa Caiçara – Rua Mathilde de Azevedo Setúbal, nº 630 – Caiçara
9 – Usafa Esmeralda – Rua Menotti Del Picchia, n° 175 – Esmeralda
10 – Usafa Canto do Forte – Av. Rio Branco, nº 562 – Forte
11 – Usafa Guaramar – Av. do Trabalhador, nº 1717 – Glória
12 – Usafa Maracanã – Rua Cesar Rodrigues Reis, nº 850 – Maracanã
13 – Usafa Melvi – Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
14 – Usafa Mirim II – Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400 – Nova Mirim
15 – Usafa Ocian – Rua José Jorge, n° 521 – Ocian
16 – Usafa Quietude – Rua Ruy Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500 – Quietude
17 – Usafa Real – Rua das Begônias, nº 453 – Real
18 – Usafa Ribeirópolis – Rua Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio, nº 471 – Ribeirópolis
19 – Usafa Rio Branco – Av. Hugo de Carvalho Ramos, nº 1521 – Esmeralda
20 – Usafa Samambaia – Av. das Araucárias, nº 181 – Samambaia
21 – Usafa Santa Marina – Rua Clovis Batista dos Santos, n° 598 – Anhanguera
22 – Usafa São Jorge – Av. do Trabalhador, nº 4242 – Antártica
23 – Usafa Solemar – Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
24 – Usafa Tude Bastos – Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 – Sítio do Campo
25 – Usafa Tupiry – Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
26 – Usafa Vila Alice – Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
27 – Usafa Vila Sônia – Rua Antônio Cândido da Silva, nº 1075 – Vila Sônia
28 – Usafa Princesa – Rua Vergílio Gabriel de Siqueira, n° 20 – Bairro Princesa
29 – Usafa Noêmia – Av. Pres. Kennedy, 4960 – Tupi
30 – Usafa Guilhermina – Av. Pres. Kennedy, 2100 – Guilhermina
31 – Usafa Melvi II – Rua Frei Santa Rita Durão, s/n (altura do nº 180) – Melvi
Bertioga
A Prefeitura de Bertioga iniciará a campanha de vacinação contra a gripe na próxima quarta-feira (2). O imunizante estará disponível nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Para receber o imunizante contra a Influenza é necessário apresentar documento original com foto e o cartão SUS.
- ESF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;
- ESF Guaratuba – Rua Aprovada 863, n°110;
- ESF Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº;
- ESF Central – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga;
- ESF Mirosam – Rua São Gonçalo, s/nº (Vila do Bem), Chácaras
Itanhaém
A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde, vai iniciar na próxima terça-feira (1) a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs). As vacinas serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Para realizar a imunização é necessário estar munido do documento original, cartão SUS e carteirinha de vacinação.
Confira os endereços das Unidades de Saúde da Família:
- GAIVOTA – Av. Flácides Ferreira, 500 – Gaivota – Telefone: (13) 3429-1410
- SUARÃO – Avenida Padre Teodoro Ratisbone, 921, Suarão – Telefone: (13) 3426-1577
- BELAS ARTES – Rua Ana Maria Martins Rivera, 10 – Jardim Corumbá – Telefone: (13) 3426-1402
- GUAPURA – Rua 22, quadra 40 – Guapurá – Telefone: (13) 3422 1074
- CORONEL – Av. Domingos Peres Domingues, 734 – Jardim Coronel – Telefone: (13) 3427-5524
- CENTRO – Av. Tiradentes, 98 – Jardim Mosteiro – Telefone: (13) 3426-4685
- SAVOY – Rua Jaime Lino dos Santos, 290 – Savoy – Telefone: (13) 3426-1798
- GRANDESP – Avenida Alemanha, 108 – Jardim Santa Júlia – Telefone: (13) 3425-3375
- OASIS – Rua Estanislau Gerônimo, 418 – Jardim Oásis – Telefone: (13) 3427-7533
- GUAPIRANGA – Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/n – Guapiranga – Telefone: (13) 3426-5807
- LOTY – Alameda Guaraçaí s/n – Campos Elíseos – Telefone: (13) 3424-3279
Peruíbe
Peruíbe inicia a vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (31), nas salas de vacinação fixas e volantes, de segunda a sexta, das 9h às 15h.
- Salas fixas nas USAFAs Trevo, Torre, Caraguava, Jardim Brasil, Veneza, Santa Izabel, Ribamar, Oásis, Guaraú e na Casa da Mulher.
- Salas volantes nas USAFAs Vila Peruíbe (segunda-feira) e Recreio Santista (terça-feira).
Mongaguá
Já nesta segunda-feira (31), a Prefeitura realiza as ações de treinamento e orientações gerais às técnicas das salas de vacinas de todas as UBSs de Mongaguá. Na terça-feira (1), será iniciada a campanha de vacinação conforme a nova diretriz do Calendário Nacional de Vacinação.
A vacina será aplicada em todas as nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h.
Cubatão
A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) terá início em Cubatão no dia 2 de abril, quarta-feira, nas 15 unidades de Saúde do município com salas de vacina. Os documentos necessários para registro das doses são: RG/CPF e caderneta de vacinação. A partir deste ano, esses grupos passam a receber a vacina como rotina, integrando o calendário vacinal do Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Ao antecipar a data, a Secretaria de Saúde de Cubatão segue a recomendação do Ministério da Saúde de iniciar a estratégia assim que tenham recebido as doses do imunizante. Chegaram a Cubatão 3.400 doses na quinta-feira (27). O imunizante está sendo distribuído entre as unidades.
A vacinação ocorre das 9 às 16 horas nas seguintes unidades de Saúde:
- USF Vila Natal, Rua dos Cravos, 331;
- UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;
- USF Vila Nova, Rua São João, s/nº;
- USF Vila São José, na Avenida Bandeirantes, s/nº;
- USF Vila dos Pescadores, Rua Santa Júlia, s/nº;
- USF Morro do Índio, Av. Principal, 4003, Vila Esperança;
- USF Vale Verde, Rua Ver. Paulo Enos, s/nº;
- USF Cota 95, Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda;
- USF Cota 200, 2ª passarela da Via Anchieta KM 50, s/nº;
- USF Pilões, Caminho dos Pilões, 974;
- USF Ilha Caraguatá, Rua Feud Farah, s/nº;
- USF Área 5, Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco;
- USF Mário Covas, Rua da Primavera, s/nº, Vila Natal;
- USF Jardim 31 de Março, Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº; e
- USF Jardim Nova República/Bolsão, Av. Dep. Esmeraldo Tarquínio, s/nº.