Cinco reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária Dr. Rubens Aleixo Sendin de Mongaguá, litoral paulista, foram flagrados fugindo da penitenciária de regime semiaberto na madrugada desta quarta-feira (31).
Segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), os presos foram vistos por volta de 1h30, por agentes penitenciários do lado de fora de um dos pavilhões habitacionais. Rapidamente, foi acionado o alarme e os custodiados se esconderam na mata local, após escalarem o alambrado que cerca a unidade.
A Polícia Militar foi acionada para conter os detentos. Foram realizadas buscas no entorno da penitenciária, mas até o momento, os cinco fugitivos não foram encontrados.
Três detentos já foram identificados: Lucas Matheus Silva dos Santos, de 18 anos, Vinicius Silva Castro, de 26 anos, e Kevin Matos Carvalho, de 19 anos.
A Equipe do TH+ entrou em contato com a SAP, e a mesma informou que os presos das unidades de regime semiaberto, como é o caso, podem trabalhar e estudar externamente, desde que tenham autorização judicial. Quando recapturados, os reeducandos regredirão ao regime fechado.