Toni Venturi, famoso cineasta brasileiro, aos 68 anos, veio à falecer após passar mal enquanto nadava, na Praia Barra do Una, no município de São Sebastião, no litoral paulista, no sábado (18). Seu corpo está sendo velado nesta segunda-feira (20), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado imediatamente para atender a ocorrência, porém, não foi possível reanima-lo, e o óbito foi registrado às 17h40. A família estava aproveitando o fim de semana na praia. O cineasta deixa sua esposa, a atriz Débora Duboc, quem já atuou em diversos filmes dele, além de seus dois filhos, Theo e Otto.
Em 2001, Toni foi presidente da Associação dos Cineastas Paulistas (Apaci) e também dirigiu o premiado O Velho, documentário sobre a vida do líder político Luís Carlos Prestes. Formado em Artes Fotográficas-Cinema pela University of Ryerson, do Canadá, em 1984, Toni Venturi dirigiu longas como A Comédia Divina (2017), Cabra-Cega (2005) e Latitude Zero (2002). O cineasta também é o nome por trás dos documentários Rita Cadillac – A Lady do Povo (2010) e Dentro da Minha Pele (2020).