RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Começam as obras para prolongamento da passarela sobre o canal 6, em Santos

Começaram nesta quinta-feira (6) as escavações para as obras de fundação do prolongamento da passarela sobre o canal 6, na faixa de areia. Esse acesso continua liberado aos esportistas e banhistas, uma vez que as intervenções serão feitas nas extremidades e a Prefeitura instalou uma rampa provisória de madeira, paralela ao canal, facilitando a transposição em segurança.          

Mais uma etapa do projeto da Administração que beneficia os canais 3 ao 6, o prolongamento visa corrigir o grande desnível entre as extremidades da passarela e a faixa de areia, em decorrência da ação das marés e das ressacas, conforme o secretário Fabrício Cardoso, titular Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). “Cada prolongamento terá 10 metros de extensão e a extremidade ficará assentada a uma profundidade de 1 metro e 40 centímetros, portanto abaixo do nível da faixa de areia, a fim de minimizar a ação das marés”, explicou, lembrando que essa expansão também ocorrerá na passarela sobre o canal 5, onde também existe um desnível acentuado.

De acordo com a arquiteta Marta Moura Ribeiro Leite Flores, da Seinfra, responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras, os prolongamentos deverão estar concluídos em cerca de um mês cada, dependendo das condições do tempo. “A chamada cura do concreto varia entre 15 e 21 dias, e, enquanto um lado seca, a empreiteira inicia os serviços no outro segmento.”   

Já foram concluídas as intervenções no corpo central das passarelas sobre os canais 3 ao 6, o que facilitou a opção pela construção das rampas provisórias de madeira. Esses acessos provisórios dispõem de fundação com pontaletes, que travam a estrutura.  

O projeto já garantiu melhorias no acesso à faixa de areia, com a construção de quatro rampas e degraus junto ao calçadão: duas na Aparecida e outras duas no Embaré. Também já foi concluída a recuperação estrutural das passarelas sobre os canais 3 a 6, na faixa de areia, serviço realizado na parte curva inferior.

Integram ainda o projeto melhorias nas muretas em granito e a instalação de três válvulas antirretorno nas proximidades do canal da Avenida Washington Luís (canal 3), minimizando possíveis alagamentos nas vias próximas durante a maré alta. As válvulas, os primeiros dispositivos a serem acoplados ao sistema de drenagem da Cidade, serão inseridas no ponto de junção das redes das ruas Lincoln Feliciano, Alamir Martins e Jorge Tibiriçá com o canal 3, onde os alagamentos ocorrem em ocasiões de forte ressaca, com chuvas de maior intensidade.

As obras estão a cargo da empreiteira Focus Consulting Engenharia, vencedora da concorrência pública. O investimento é de R$ 3.503.026,49, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS