RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Comerciantes fidelizam clientes com pequenos gestos como cerveja, sobremesa e café grátis

Reprodução

Postou, ganhou! É assim que os clientes de um restaurante tradicional no Centro de Santos, conseguem garantir uma sobremesa depois das refeições. O Barbosinha é comandado há 14 anos por Farle Bezerra dos Santos que vem de uma família de comerciantes, tem como principal ingrediente: o atendimento ao público.

E todos nós clientes e consumidores temos um dia pra chamar de nosso: 15 de março, Dia do Consumidor. A data foi criada pelo presidente americano John F.Kennedy. Em 1962, ele assinou um decreto reconhecendo os direitos do consumidor. Foi então que vários países, incluindo o Brasil, resolveram dar atenção para a data. Mas, ela só virou oficial, em 1985, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a iniciativa.

Mas para comerciantes como o Farle, consumidor merece atenção e carinho o ano inteiro. Exemplo de mimos: sabe aquela cervejinha gelada? Se comprar três de uma determinada marca, você ganha a quarta. E que tal registrar o momento no bar? Se postar e mostrar pra um funcionário, ganha um creme de papaya, mousse de maracujá ou limão.

“Nós sempre pensamos em tratar nossos clientes da melhor forma, tanto que muitos viram amigos. Quando o cliente sai satisfeito, sai feliz. Outra ação que fazemos questão é sempre liberar um cafezinho de cortesia. Mesmo com o preço mais alto, a gente arca com o custo de ver as pessoas bem”, diz o comerciante.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel Baixada Santista, sempre recomenda isso: atenção total ao cliente. Inclusive existem materiais de apoio para quem trabalha com alimentação fora do lar que destacam a importância em fidelizar os clientes e estão disponíveis no site e instagram @abraselsp.

Uma das maiores referências em Marketing, Philip Kotler, diz que conquistar novos clientes pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter os que você já tem. Isso porque um cliente insatisfeito compartilha a experiência negativa com uma média de 11 pessoas, e cerca 4% dos consumidores evitam um restaurante apenas por terem ouvido reclamações. Isso cria um efeito cascata: porque um cliente insatisfeito faz com que se perca mais de dois clientes para cada experiência ruim.

“O mais importante é se colocar no lugar do cliente e tentar entender a experiencia dele desde a chegada até o pedido e o pagamento. Nós sempre orientamos a estabelecer um diálogo como forma de todos terem direitos respeitados e se fidelizarem. Por isso, estamos abertos para ajudar os comerciantes em como oferecer o melhor atendimento”, pontua o líder institucional da Abrasel Baixada Santista, Luan Paiva.

“Outro ponto que temos sempre que ficar atentos são os feedbacks. ÉUm cliente quando pontua algo, também nos ajuda a ajustar algo que pode melhorar e numa boa conversa, evita da pessoa sair reclamando ou ir postar algo ruim nas redes sociais”, diz o líder de relacionamento da Abrasel Baixada Santista, Guilherme Karaoglan.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS