O Governo de São Paulo anunciou mais de R$ 8,4 bilhões em investimentos e anúncios para a Baixada Santista na 17ª edição da Caravana 3D.
O valor é voltado para a realização de obras estruturantes para ampliação do saneamento básico e do abastecimento de água, além de medidas para fortalecer saúde, educação e segurança pública na região.
As iniciativas foram apresentadas pelo governador Tarcísio de Freitas na noite desta quinta-feira (18), durante reunião com prefeitos e lideranças regionais no Parque Balneário Hotel Santos by Castelo Itaipava, em Santos, após entregas realizadas em Peruíbe e Itanhaém.
“Estamos na 17ª Caravana 3D, que é uma oportunidade de estar perto dos prefeitos, ouvir as demandas da população e desenvolver o senso de urgência que a gestão pública exige. Essa foi uma jornada muito simbólica para a Baixada Santista. Começamos entregando o Hospital Municipal de Peruíbe, 37 anos depois do lançamento da pedra fundamental, enfrentando um dos grandes desafios da região, que era a ampliação da cobertura de saúde. Também avançamos na segurança hídrica, com investimentos em abastecimento de água e saneamento, além de ações em educação, segurança pública e infraestrutura”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A maior parte dos recursos levados pela Caravana foi para infraestrutura, com um valor de R$ 8,2 bilhões em iniciativas. Com destaque para o Plano de Universalização da Sabesp, que prevê R$ 8,1 bilhões em obras entre 2026 e 2029 para ampliar o acesso aos serviços de água e esgoto em toda a região.
As divisões por cidades previstas somam:
- R$ 3,6 bilhões em Guarujá;
- R$ 1,041 bilhão em Bertioga;
- R$ 958 milhões em Itanhaém;
- R$ 729,9 milhões em Praia Grande;
- R$ 624 milhões em Peruíbe;
- R$ 377 milhões em Cubatão;
- R$ 364 milhões em Mongaguá;
- R$ 336,7 milhões em Santos;
- R$ 65 milhões em São Vicente.
O Estado também formalizou oito convênios para melhorias urbanas em municípios da Baixada Santista, totalizando R$ 100,4 milhões. Em Santos, os recursos serão destinados à reforma de uma unidade de saúde, R$ 20 milhões.
Já Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe receberão R$ 62,1 milhões para obras de pavimentação, recapeamento, drenagem, iluminação pública e construção de rotatórias. Em Praia Grande, o aporte de R$ 18,3 milhões para ser aplicado na revitalização de um parque público.
Já foram entregues, em agenda realizada na tarde de quinta-feira (18), reservatórios 1 e 4 do Sistema Mambu-Branco, em Itanhaém.
De acordo com o governo do estado, as estruturas receberam R$ 84,6 milhões e ampliam em 20 milhões de litros a capacidade de armazenamento de água tratada da Baixada Santista, beneficiando cerca de 1,2 milhão de moradores de Praia Grande, São Vicente e Peruíbe.
Os reservatórios integram um projeto que prevê quatro estruturas e capacidade total de 40 milhões de litros.
Saúde
Na saúde, a Caravana reuniu R$ 206,3 milhões para reforço da rede assistencial da Baixada Santista.
O destaque do pacote foi a inauguração do Hospital Municipal Doutor Dalmar Americano da Costa, realizado na manhã de quarta, em Peruíbe.
Construída com R$ 128 milhões em recursos estaduais, a unidade atenderá também a população de, Itanhaém, Mongaguá, Itariri e Pedro de Toledo, beneficiando mais de 279 mil pessoas.
Durante a reunião, o governador autorizou R$ 30 milhões para fortalecimento da atenção básica em Guarujá e São Vicente, sendo R$ 15 milhões para cada município. Também foram entregues dez novos leitos de UTI Neurológica na Santa Casa de Santos, referência regional em atendimentos de alta complexidade e beneficiária da Tabela SUS Paulista.
Na sexta-feira (19), o Governo de São Paulo anunciará também um repasse de R$ 15 milhões para implantação e estruturação do primeiro Hospital Municipal de Guarujá. Também está em tramitação convênio para custeio anual da unidade no valor de R$ 33,3 milhões.
Educação
Na área da educação, os recursos anunciados somaram R$ 24,8 milhões, com autorização de obras de reforma e ampliação em 12 unidades escolares localizadas em Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
Também foram liberados R$ 510 mil para serviços complementares em duas escolas indígenas em Itanhaém e Peruíbe, além de R$ 806 mil para aquisição de equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação para a rede estadual em Bertioga.
Foi realizado também o descerramento da placa inaugural da Escola Estadual Indígena Aldeia Nhamandu Mirim, em Peruíbe. A unidade recebeu R$ 1,8 milhão e está em funcionamento desde fevereiro deste ano.
Segurança pública e transporte
A segurança pública recebeu R$ 58,8 milhões em recursos para reforço operacional, modernização de estruturas e ampliação da capacidade de atendimento das forças policiais.
Um dos principais anúncios foi a construção da nova sede do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Guarujá, com investimento de R$ 30,9 milhões.
Também foi confirmada a construção da nova sede da Companhia de Força Tática da unidade, que receberá R$ 5,4 milhões em recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
O Governo entregou ainda 31 novas viaturas para as Polícias Militar e Civil da região. Do total, 24 veículos foram destinados à Polícia Militar e sete à Polícia Civil, em um aporte de R$ 6,4 milhões. A Polícia Militar da região também recebeu 51 fuzis calibre 5.56x45mm, que somaram R$ 604,3 mil.
O Estado inaugurou, também no evento de quinta-feira, o Palácio da Polícia Civil, nova sede do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter 6). A unidade recebeu R$ 15,5 milhões para obras de reforma, ampliação e adequação da estrutura.
Na ocasião, também foram entregues 19 novos ônibus metropolitanos que passam a integrar a frota do transporte público da Baixada Santista, para atender mais de 1,8 milhão de moradores da Baixada Santista.
Com investimento estimado em R$ 19 milhões, os veículos contam com tecnologia Euro 6, ar-condicionado, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, telemetria embarcada, sistemas de segurança e redução de aproximadamente 97% das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) em comparação às gerações anteriores.
Mais ações
A programação da Caravana também incluiu a inauguração do Centro de Visitação Subaquático do Guarujá, o primeiro equipamento do gênero no país voltado à prática do mergulho livre.
Além disso, haverá a implantação do Centro TEA e do Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência em São Vicente.
A programação da Caravana 3D prossegue nesta sexta-feira (19), em Guarujá, com a cerimônia de encerramento do 22º ciclo do programa Caminho da Capacitação na Baixada Santista.
Alunos dos nove municípios da região concluíram os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Fundo Social de São Paulo em áreas como gastronomia, beleza e bem-estar, tecnologia, moda, mecânica e manutenção, e cuidados com pets.
Antes da formatura, o Fundo Social promoverá uma Feira de Empregos com oportunidades de trabalho por meio do programa Trampolim, além de serviços de orientação ao empreendedorismo, acesso a microcrédito e atendimentos de órgãos estaduais.
Caravana 3D
A Caravana 3D é uma iniciativa do Governo de São Paulo que percorre as regiões paulistas levando políticas públicas com foco nos três pilares da gestão: desenvolvimento, dignidade e diálogo.
A proposta é fortalecer a articulação com os municípios, promovendo entregas e investimentos que considerem as necessidades locais e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.
Antes da Baixada Santista, a ação passou pelas regiões Central, Barretos, Registro, Bauru, região do ABC, Ribeirão Preto, Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente e Itapeva.


