Cubatão amplia horário de vacinação aos sábados

Neste sábado, vacinas contra a covid-19 e as da campanha de multivacinação estarão disponíveis na Unidade Básica de Saúde da Vila Nova, localizada na Rua São João, 185.

O horário de atendimento aos sábados foi ampliado junto aos atendimentos. Além da vacinação, serão realizados exames de papanicolau e testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis, e poderão ser feitos das 8 às 17 horas. “Com essa medida, ao lado do Projeto Terceiro Tempo, ampliamos a atenção e o horário de atendimento à população” explica a secretária de saúde Andréa Pinheiro Lima.

Neste sábado (9), serão oferecidas as seguintes vacinas: 

COVID-19 – O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SVE) ressalta que a imunização contra a covid-19 agora faz parte da rotina do Programa Nacional de Imunização para crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. As vacinas seguem disponíveis para todos os grupos aptos a receberem as doses, inclusive o reforço da bivalente. O reforço deve ser administrado 6 meses após a última dose ou esquema inicial completo.

MULTIVACINAÇÃO – Todas as demais vacinas de rotina do PNI também estarão disponíveis no sábado. O objetivo da multivacinação é a atualização da Caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para crianças menores de um ano, estão disponíveis Hepatite B, rotavírus, meningococo C, hepatite B, penta, pneumocócica, poliomielite e febre amarela, gripe e covid-19 (para crianças a partir de 6 meses). A exceção é a da BCG, que é aplicada exclusivamente no Unidade de Saúde do Jardim 31 de Março às sextas-feiras.

Para as crianças maiores de 1 ano e adolescentes menores de 15, estão disponíveis as vacinas contra hepatite A, pneumocócica, meningococo C, poliomielite, tríplice viral (doses 1 e 2), tetra viral, DTP, tríplice bacteriana e varicela.

GRIPE – A Secretaria de Saúde informa também que não haverá vacina para gripe neste sábado. O Serviço de Vigilância à Saúde de Cubatão recebeu comunicado da Vigilância Estadual para que as vacinas contra influenza com cepas referentes ao ano de 2023 não sejam mais usadas. Um novo estoque com as cepas para 2024 está sendo preparado para distribuição.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS