RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cubatão prestará homenagens aos 40 anos do incêndio da Vila Socó neste domingo

Os dias 24 e 25 de fevereiro são marcados pelo trágico acidente que aconteceu há 40 anos atrás na Vila Socó, atualmente conhecida como Vila São José, em Cubatão. A Comissão da Verdade da OAB de Cubatão com o apoio da Prefeitura de Cubatão realizará homenagens em memória às famílias atingidas pelo incidente que, oficialmente, registra 93 vítimas.

No domingo (24), às 9 horas, será celebrado Ato Ecumênico no Centro Comunitário da Vila São José (Rua São Francisco de Assis, 470). Contará com presença de autoridades das igrejas católica, evangélica e outras denominações e religiões que lembrarão os mortos na tragédia e a importância da luta por justiça. Será encerrado com um minuto de silêncio em memória dos mortos. Às 10 horas, ocorrerá o depósito de flores no monumento construído em homenagem às vítimas.

Já na segunda-feira (25), às 17 horas, será realizada uma Sessão Solene da Comissão à Memória, à Verdade e à Justiça, grupo que completa 10 anos de existência e apura o ocorrido no incêndio. O evento será no auditório da Ordem dos Advogados (OAB) de Cubatão, que fica na Rua São Paulo, 260, no Jardim São Francisco.

O incêndio de 1984 teve início com vazamento de gasolina sobre o mangue na favela da Vila Socó, situada entre a via Anchieta (KMs 56 a 59) e Av. Tancredo Neves. A Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cubatão (constituída em 2014) até hoje busca elementos que possam comprovar a realidade do número de vitimados no incidente.

Após o incidente, a Petrobras construiu, por meio de convênio com a Prefeitura Municipal, um núcleo residencial formado por 400 casas, na Vila São José. Sobreviventes da tragédia foram indenizados e passaram a habitar o local que foi totalmente urbanizado, recebendo escola, creche, posto de saúde, infraestrutura urbana e calçamento.

A partir de 2017, o bairro passou por processo de regularização fundiária e em 2019, essas 400 famílias iniciaram o processo de recebimento das escrituras definitivas de seus imóveis, tornando-se oficialmente proprietárias do terreno. A Vila São José possui cerca de 5 mil moradores, de acordo com o último censo divulgado pelo IBGE (2010).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS