De acordo com o boletim desta segunda-feira (29), referente à qualidade do ar de cidades de São Paulo, emitido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de SP), Cubatão, município do litoral paulista, aparece em alerta.
Emitido diariamente às 11 horas, no boletim, é apresentado um resumo das condições da poluição atmosférica das 24 horas anteriores e uma previsão meteorológica das condições de dispersão dos poluentes para as 24 horas seguintes. A qualidade do ar em cada estação é determinada pelo poluente de pior situação.
Cubatão aparece com qualidade Ruim, em decorrência ao alto volume de material particulado (MP10), além das condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão dos poluentes.
Diante desta classificação, é recomendado reduzir o esforço físico pesado ao ar livre, principalmente pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças, cujo grupo pode ter os sintomas agravados. A população em geral pode apresentar ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço.
O município é dividido em três estações, sendo elas Centro, Vale do Mogi e Vila Parisi, esta última com classificação Ruim, sendo a área industrial da cidade. As outras duas regiões estão classificadas como Moderada.
A Equipe do TH+ entrou em contato com a Prefeitura de Cubatão para mais detalhes sobre esta classificação, mas até o momento da publicação desta reportagem, não houve retorno.