CULTSP PRO lança 3 cursos gratuitos na Baixada Santista, com 160 vagas disponíveis

Reprodução

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de SP, por meio do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, acaba de lançar três cursos gratuitos para a Baixada Santista, com 160 vagas disponíveis. Serão 75 vagas presenciais, distribuídas em três cursos direcionados para as cidades de Bertioga, Santos e São Vicente. Também serão ofertados três cursos online, com 85 vagas disponíveis. As inscrições começam dia 19 de maio e vão até o dia 1º de junho pelo site do CULTSP PRO, programa gerido pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

“Com cursos pensados para atender às diversas necessidades de artistas, criativos e operadores da cultura em diferentes fases da carreira, o CULTSP PRO segue ampliando sua oferta e reforçando o compromisso do Governo de SP com a formação e valorização dos profissionais da cultura. Investimos constantemente em capacitação e oportunidades, com o objetivo de fazer da cultura um motor ainda mais potente de desenvolvimento em todo o estado”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Em todo o Estado, estão sendo ofertadas 3.535 vagas distribuídas em 33 municípios. Serão 140 turmas no total, com 3.395 vagas presenciais e 55 vagas no formato híbrido (presencial e online ao vivo), além de outras 85 vagas no formato online. Os cursos presenciais estão sendo ofertados na capital e na Grande São Paulo, e nas regiões de Barretos, Bauru, Campinas, Central (Araraquara), Itapeva, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos e Sorocaba.

Raquel Verdenacci, diretora do CULTSP PRO, destaca que a formação cultural é, antes de tudo, um gesto de escuta e de futuro. “Quando oferecemos cursos em tantos municípios do Estado, não estamos apenas compartilhando técnicas ou ferramentas, estamos ativando potências territoriais, reconhecendo trajetórias e abrindo caminhos para novas formas de existir e atuar no nosso Estado por meio da arte e da cultura”. Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. Quem tiver dúvidas sobre como se inscrever pode entrar em contato com o programa através do email [email protected].

O PROGRAMA

O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura é um programa voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo no Brasil. Desde seu lançamento, em outubro de 2024, até abril de 2025, o Programa já atendeu 22.943 pessoas com cursos, palestras, masterclasses e seminários. Nesse período, foram realizados 138 cursos, com um total de 3.898 alunos matriculados. Em 2024, o programa alcançou 224 municípios e, apenas no primeiro quadrimestre de 2025, já chegou a 231 cidades.

Dividido em seis escolas temáticas, o CULTSP PRO oferece formações alinhadas às diferentes áreas da cultura e economia criativa. As escolas abrangem desde artes cênicas, produção musical e cenografia até curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural. O Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro também integra a iniciativa, com foco no fortalecimento de grupos artísticos e valorização das culturas regionais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS