‘De novo!’: Neblina cobre cidades da Baixada Santista e paralisa travessia de balsas

Créditos: Malta Drone

Uma densa neblina cobriu o céu de toda a Baixada Santista no começo da manhã desta segunda-feira (9), o que resultou na paralisação de travessia de balsas nas cidades do litoral de São Paulo, além da suspensão das navegações no maior porto da América Latina. O fenômeno vem constantemente implicando na rotina dos moradores do litoral de São Paulo.

Na noite de domingo (8), por volta de 20h, a naveção no Porto de Santos já havia sido suspensa, e permanece suspensa até o momento, conforme informado pela Autoridade Portuária de Santos (APS). As operações portuárias nos terminais transcorrem dentro da normalidade. A decisão foi tomada devido à visibilidade estar inferior a 500 metros.

Já as travessias de balsas foram liberadas porém com grande tempo de espera, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio do Departamento Hidroviário (DH). A balsa de Santos/Guarujá esteve paralisada das 23h25 às 9h04, sendo interrompida novamente às 9h26 e liberada às 9h35. Neste momento opera com 7 embarcações, com o tempo médio de 60 minutos em Santos e 90 minutos em Guarujá. 

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!

A travessia Santos/Vicente de Carvalho (de pedestres) foi interrompida às 23h43, retomou as operações às 8h36 e, atualmente, opera com três embarcações, com intervalos de 12 minutos. A travessia Bertioga/Guarujá opera normalmente, com uma embarcação e tempo médio de 40 minutos.

“A Semil ressalta que é necessário aguardar a melhora das condições climáticas para o retorno da operação, garantindo, assim, a segurança dos usuários e das tripulações”, informou a pasta em nota.

O fenômeno vem ocorrendo com frequência na região, devido a um encontro de uma ‘bolha de ar’ quente e seca, que vem do interior do continente, com outra que é úmida e fria, vinda do litoral, o que faz a neblina se formar.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS