Com a chegada de uma frente fria, os níveis de acumulados de chuva podem variar nas próximas horas, e nos próximos dias em toda a Baixada Santista, conforme alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Outras regiões também devem ser atingidas.
Desde o começo da semana o órgão já vem alertando sobre as fortes chuvas previstas. Além do litoral sul de SP, também está sendo monitorado o Litoral Norte, Vale do Paraíba, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Região de Campinas, Sorocaba e Bauru.
Este período chuvoso segue alternando entre os níveis moderado e forte. A prefeitura de Santos, principal cidade da Baixada Santista, já emitiu um comunicado, informando que o Plano Preventivo do órgão municipal segue operando em nível de atenção para a probabilidade de ocorrências de escorregamentos nas áreas de risco.
Há chances de a chuva adquirir intensidade forte em alguns períodos na sexta-feira (27), com característica persistente, o que vai causar acúmulo de alto volume pluviométrico. O sábado (28) seguirá com precipitação que ainda poderá ser de longa duração, mas com volume menor. Já no domingo (29), haverá relativa melhora, sem previsão de chuvas fortes ou volumosas. Não há alertas de condições marítimas para os próximos três dias.
- Probabilidade de chuva
- Sexta-feira (27): 90%; Volume – 30-50mm – Intensidade moderada a forte
- Sábado (28): 70%; Volume – 10-20mm; Intensidade moderada
- Domingo (30): 60%; Volume – 5-10mm; Intensidade moderada a fraca
Recomendações:
• Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
• Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
• No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
• Evite tomar banho durante a tempestade;
• Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
• Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
• Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
• Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
• Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.