Um menino, de 1 ano de idade, morreu no dia 14 de março, e quase um mês depois, a causa da morte foi confirmada: dengue. Com ele, a Baixada Santista já soma 6 casos de morte vítimas da doença.
O óbito em questão aconteceu durante um atendimento no Pronto-Socorro Infantil (PSI) de Cubatão, após rápida evolução do quadro clínico. Desde o dia 18 daquele mês, a morte passou a ser investigada pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) do Estado.
O resultado do exame foi divulgado no último dia 6, pelo Instituto Adolfo Lutz, positivo para dengue tipo 2. A morte do menino também será investigada pelo Comitê de Mortalidade Materno-infantil da Secretaria de Saúde do Município, como em todos os casos com crianças até 2 anos.
A Secretaria de Saúde de Cubatão emitiu um boletim de casos de dengue, e até a publicação desta reportagem, são 32 casos confirmados no município, além de 322 descartados e 5 casos inconclusivos. O número de notificações em investigação é de 322.
A última morte confirmada na Baixada Santista aconteceu no dia 28 de março, na cidade de Bertioga. A vítima foi um homem, de 60 anos.
Conheça os tipos de vírus da dengue:
O vírus que causa a dengue é chamado DENV, mas ele apresenta algumas variações na sua estrutura, o que faz com que ele tenha diferentes sorotipos e linhagens virais. Até o momento, são conhecidos 5 sorotipos e 18 linhagens do vírus da dengue.
No Brasil são mais comuns os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Qualquer um deles pode produzir infecções assintomáticas ou quadros leves, graves e até mesmo óbitos. Mesmo assim, os dados mostram que os tipos 2 e 3 são considerados mais virulentos, pois se espalham com maior facilidade. Por isso, é importante saber identificar os sintomas e o grau de gravidade deles.
Dengue sem sinais de alerta:
Febre acompanhada por dois ou mais sintomas abaixo:
- Manchas vermelhas no corpo.
- Dores no corpo (muscular, articular, atrás dos olhos, dor de cabeça).
- Náuseas.
- Vômito.
- Alterações no exame de sangue (leucócitos diminuídos).
Dengue com sinais de alerta:
Além dos sintomas do caso da “dengue sem sinais de alerta”, somam-se uma das manifestações abaixo:
- Dor abdominal.
- Vômitos persistentes.
- Sangramentos de mucosas.
- Letargia/apatia.
- Tonturas ao levantar.
- Exames de sangue mostrando desidratação e queda importante do número de plaquetas.
- Exames de ultrassonografia mostrando a presença de líquidos livres em cavidades (derrames pleurais, peritoneais, cardíacos).
Dengue grave:
Além da intensificação dos sinais de alerta acima citados, a pessoa também poderá sentir:
- Pressão arterial muito baixa.
- Dificuldade respiratória.
- Sangramentos.
Em qualquer dos casos, recomenda-se procurar um atendimento médico.