As equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) do litoral de São Paulo atenderam duas ocorrências fatais nas praias de Bertioga e Praia Grande no último final de semana. As duas vítimas eram turistas, chegaram a ser socorridas, mas não resistiram. Ambos os casos aconteceram no primeiro domingo de dezembro.
A primeira, que aconteceu em Bertioga, foi na Praia de Guaratuba. Em ronda pela praia, a equipe foi informada que havia um afogamento em curso. No local indicado, encontraram a vítima, Giovanna de Freitas Castro, de 20 anos, já inconsciente. A jovem foi retirada das águas, e colocada na faixa arenosa, para que fossem realizados os primeiros socorros. Após os procedimentos de reanimação cardiopulmonar, a turista de Brasília de Minas (MG) foi transportada para o Pronto Socorro Municipal, onde foi constatado o óbito.
A outra ocorrência fatal aconteceu na praia de Praia Grande. A equipe se dirigiu ao local de onde receberam o chamado, e encontraram a vítima João Cavalcante de Amorim, de 49 anos, sendo retirado das águas por surfistas e populares iniciando compressões torácicas.
Com a chegada dos guarda-vidas foi constatado que o homem estava em grau 6 de afogamento, ou seja, já estava em parada cardiorrespiratória. Uma Unidade de Apoio Avançado (USA) foi solicitada pela equipe, e a vítima foi colocada no interior da viatura onde utilizaram seu próprio desfibrilador externo automático, o qual não indicou choque em momento algum.
Os profissionais permaneceram investindo na vítima por cerca de 20 minutos, e posteriormente a encaminharam ao Pronto Socorro Central, onde o médico constatou o óbito.
A vítima era morador de Lageado (SP) e estava com a esposa na praia. O solicitante da guarnição informou que decidiu ligar para o GBMar após avistar um banhista próximo de alguns surfistas se debatendo e a mulher gritando por socorro. Infelizmente, a ocorrência foi fatal.



