Este sábado (13) acontecerá o ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe, promovido pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP). A ação acontecerá nos 645 municípios paulistas em adesão à mobilização nacional contra a Influenza, vírus causador da gripe. O objetivo é reforçar a importância da imunização e ampliar a cobertura vacinal para 18,1 milhões de pessoas de grupos prioritários como crianças de até seis anos, gestantes, puérperas e idosos, que possuem maior risco de agravamento da doença.
A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, conforme explica Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES. “A forma mais eficaz de prevenção contra a gripe é se vacinar. A vacina é segura e ajuda a reduzir o agravamento da doença, que constantemente sofre variações do vírus, o que requer um monitoramento desse cenário”.
Por este motivo, o TH+ separou para você todos os locais que estarão disponíveis para aplicar a vacina. Confira a sua cidade:
Cubatão
Podem se vacinar pessoas a partir de 60 anos, crianças a partir de 6 meses de idade e menores de 6 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas. A campanha ocorre até 31 de maio.
No Dia D, a vacinação ocorre das 9 às 16 horas. Além das 13 unidades de saúde com salas de vacina que participam da campanha de segunda a sexta-feira, o Dia D vai contar com a presença também das unidades da água Fria e Vila Esperança II- CAIC. Confira abaixo os locais de vacinação:
Equipe volante: Mantiqueira, Vila Elizabeth, Jardim São Marcos e Avenida Plinio de Queiroz.
Escolas:
Unidade Municipal de Ensino (UME) Elza Silva dos Santos, Caminho São Leopoldo, 101, Vila Esperança;
UME Prof. Dr. Luiz Pieruzzi Netto, Avenida Martins Fontes, 1.241, Vila Nova.
Entidade de bairro:
Associação Espaço de Bem com o Mangue, Avenida Principal, 4.253, Vila Esperança;
Unidades de Saúde:
UBS Vila São José, Avenida Bandeirantes, s/nº;
USF Afonso Schmidt (Área 5), Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco
UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;
USF Jardim Nova República-Bolsão 8, Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº;
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
UBS Jardim 31 de Março (vacinação temporariamente realizada na UBS Vila Nova);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº);
USF Água Fria (Rua Elias Zarzur, 687);
USF Vila Esperança II- CAIC (Rua São Francisco de Assis, s/nº, Vila Natal).
MULTIVACINAÇÃO
Além da vacina contra a gripe, haverá multivacinação para atualização da carteira nas unidades acima, com exceção da USF Água Fria e USF Vila Esperança II-CAIC.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
A meta da Campanha contra a gripe é atingir 90% de cada grupo. De acordo com as informações do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) do Ministério da Saúde, há 1.341 crianças a partir de 6 meses de idade e menores de 2 anos em Cubatão. De acordo com o IBGE 2022, são 5.903 crianças a partir de 2 anos e menores de 6 anos, 4.284 trabalhadores da Saúde, 1006 gestantes e 165 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). O número de moradores a partir de 60 anos é de 15.742.
Santos
Trinta policlínicas da cidade estarão abertas das 9h às 15h30 ofertando doses contra a doença para o público selecionado, mas quem quiser aproveitar também poderá atualizar a carteirinha de vacinação com os demais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação (exceto BCG, que segue programação específica de segunda a sexta-feira).
A vacinação contra a covid-19 prossegue para as crianças de 6 meses a 11 anos e para aqueles que não iniciaram o esquema vacinal. A dose bivalente, usada como reforço e enviada pelo Ministério da Saúde, está em falta.
A vacina da gripe estará disponível apenas para pessoas a partir de 60 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, acamados, trabalhadores da saúde e os residentes de instituições de longa permanência.
Gradativamente, outros grupos passarão a ser contemplados pela campanha na cidade, que seguirá até 31 de maio. Vale ressaltar que quem tomou a vacina da gripe no ano passado deve tomar novamente, pois se trata de uma vacina atualizada de acordo com as mutações dos vírus Influenza que mais circulam. A vacina é trivalente, ou seja, protege contra três cepas do vírus Influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
DOCUMENTOS
Para ser vacinado contra a gripe, é necessário levar CPF, documento com foto e comprovante de residência em Santos. As pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico.
Quem tem deficiência permanente deve apresentar laudo médico ou a carteira de identificação da pessoa com deficiência emitida pela Prefeitura de Santos (colar girassol). Os trabalhadores da saúde devem apresentar comprovante de vínculo ativo com a instituição em que atuam (crachá, holerite etc.).
As gestantes devem apresentar carteira de pré-natal e as puérperas, comprovante de realização do parto até 45 dias antes. Já as instituições de longa permanência devem solicitar a vacinação de seus residentes na policlínica de referência da sua localização.
ACAMADOS
Até 15 de abril, Santos inscreve acamados para a vacinação contra a gripe. Para ter acesso à vacina em domicílio, o acompanhante ou cuidador deve fazer a inscrição na policlínica de referência do endereço do acamado, de segunda a sexta, das 8h às 16h, e preencher um requerimento.
É necessário apresentar documento com foto do acamado, comprovante de residência e laudo médico. No ato da inscrição, pode ser solicitada a vacina contra a covid-19, que será oferecida na mesma visita domiciliar, de acordo com o público estabelecido pelo Ministério da Saúde e histórico vacinal.
Os pacientes da Seção de Atendimento Domiciliar da Prefeitura de Santos não precisam se cadastrar, pois já estão automaticamente contemplados. Para os demais, é necessária a inscrição, mesmo que já tenham sido atendidos em anos anteriores.
São consideradas acamadas as pessoas que necessitem de cuidados de saúde dentro de sua residência, pela total impossibilidade de se deslocarem à policlínica. São pessoas que não conseguem se locomover de forma alguma.
ORLA
Policlínica Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728)
Policlínica Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607)
Policlínica Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº)
Policlínica Estuário (Avenida Afonso Pena, 541)
Policlínica Gonzaga (Rua Assis Correia, 17)
Policlínica Pompeia/José Menino (Rua Ceará, 11)
Policlínica Ponta da Praia (Praça Primeiro de Maio s/nº)
ZONA NOROESTE
Policlínica Alemoa (Rua Afonsina Proost de Souza s/nº)
Policlínica Areia Branca (Rua Francisco Lourenço Gomes, 118)
Policlínica Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº)
Policlínica Castelo (Rua Francisco de Barros Melo, 184)
Policlínica Piratininga (Praça João de Moraes Chaves s/nº)
Policlínica Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº)
Policlínica São Jorge e Caneleira (Rua Francisco Ferreira Canto, 351)
Policlínica São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/nº)
REGIÃO CENTRAL
Policlínica Conselheiro Nébias (Av. Conselheiro Nébias, 457)
Policlínica Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40)
Policlínica Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284)
Policlínica Vila Nova (Praça Iguatemi Martins s/nº)
MORROS
Policlínica Jabaquara (Rua Vasco da Gama, 32)
Policlínica Marapé (Rua São Judas Tadeu, 115)
Policlínica Monte Serrat (Praça Correia de Melo s/nº)
Policlínica Morro José Menino (Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77A)
Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)
Policlínica Santa Maria (Rua 10 s/nº)
Policlínica São Bento (Rua das Pedras s/nº)
Policlínica Valongo (Rua. Prof. Maria Neusa Cunha s/nº, Saboó)
Policlínica Vila Progresso (Rua Três, casas 1 e 2)
ÁREA CONTINENTAL
Policlínica Monte Cabrão (Av. Principal s/nº)
Policlínica Caruara (Rua Andrade Soares s/nº)
Guarujá
Na data, todas as 20 unidades atenderão aos munícipes, das 8 às 17 horas. Com a inserção de novos grupos, são quase 116. 332 pessoas a serem vacinadas na cidade, cuja campanha prossegue até 31 de maio.
Desde o último dia 25, o Município aplica a dose para idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e também os pacientes acamados. Mais de 8 mil doses já foram aplicadas nesta campanha até o momento, conforme o último levantamento obtido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).
Para receber a imunização, o munícipe deve se dirigir a um dos postos, entre unidades básicas (UBSs) e de saúde da família (Usafas), que vão funcionar das 9 às 15 horas para a imunização. A população deve comparecer a um dos postos munida de carteira de vacinação, cartão SUS e documento com foto.
Veja onde se vacinar de segunda a sexta e no Dia D (sábado, 13):
1. UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)
2. Usafa Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114)
3. UBS Pernambuco (Rua Samambaia, s/n)
4. U.S. Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 387)
5. Usafa Vila Edna (Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/n)
6. Usafa Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070)
7. Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235)
8. Usafa Santa Cruz dos Navegantes (Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/n)
9. Usafa Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25)
10. Usafa Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/n)
11. Usafa Doutor David Capistrano (Rua Paulo Agostinho da Silva, s/n)
12. Usafa Vila Áurea (Avenida Francisco de Castro, s/n)
13. Usafa Jardim Boa Esperança (Avenida Adriano Dias dos Santos, 533)
14. UBS Pae Cará (Avenida São João, 155)
15. UBS Morrinhos (Complexo Rafael Rodrigues, s/n)
16. UBS Vila Alice (Rua Rio Grande do Sul, s/n)
17. Usafa Jardim Conceiçãozinha (Avenida Bento Pedro da Costa, s/n)
18. Usafa Sitio Conceiçãozinha (Rua Santo Antonio, 117)
19. Usafa Jardim Progresso (Rua Josefa Hermínia Caldas, s/n)
20. Usafa Jardim Brasil (Rua Alberto Poeta Oliveira, s/n)
Bertioga
A ação será realizada em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) e em dois postos volantes nos bairros São João e Caiubura, das 9h às 16h.
A princípio, a campanha tem como público-alvo os grupos prioritários, sendo eles: crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, pessoas a partir dos 60 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, indígenas, professores, profissionais das forças e segurança, pessoas em situação de rua e trabalhadores do transporte.
Nas UBSs também serão realizadas a multivacinação. Para receber o imunizante, o público deve comparecer com a carteira de vacinação, cartão SUS e documento com foto.
ONDE IR
ESF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;
ESF Guaratuba – Rua Aprovada 863, n°110;
UBS Indaiá – Rua Davi Pimenta, 425, Indaiá, prédio da antiga Prodesan (Endereço temporário);
UBS Mirosam – Rua São Gonçalo, s/nº (Vila do Bem), Chácaras;
UBS Vicente de Carvalho – Rua Manoel Gajo, 2160, Vicente de Carvalho (Endereço temporário);
UBS Central – Praça Vicente Molinari, 295, Centro, prédio do antigo Centro de Especialidades Médicas – Ceme de Bertioga (Endereço temporário).
São Vicente
O atendimento neste sábado (13) será das 10h às 19h no Posto de Vacinação do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 – Centro, Loja 120 – Terreo), e, das 9h às 16h nas seguintes unidades de saúde da Cidade:
– Saquaré (Rua do Meio, s/nº – Vila Margarida);
– Central (Avenida Antonio Emmerich, 509 – Vila Mello);
– Jip (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube);
– UBS Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/nº – Parque Bitaru);
– UBS Tancredo (Rua Luiz Meirelles Araujo, s/nº – Tancredo Neves);
– UBS Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/nº – Parque São Vicente);
– UBS Humaitá (Rua Alfredo das Neves, s/nº – Humaitá);
– UBS Jardim Rio Branco II/III (Rua Eduardo Cação, s/nº – Jardim Rio Branco);
– UBS Parque Continental (Avenida Central, 940 – Parque Continental);
– UBS Ponte Nova (Rua Salvador , s/nº – Vila Ponte Nova);
– UBS Parque das Bandeiras (Praça Dário Aredes Lacerda, 70 – loja 11 – Parque das Bandeiras);
– UBS Japuí (Avenida Tupiniquins, s/nº – Japuí)
Além das unidades, a equipe da Secretaria da Saúde (Sesau) destinará um carro de vacinação na Praça do Barão do Rio Branco (Centro). O veículo tem como foco as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Os públicos-alvos no Dia D de Vacinação contra a Gripe serão: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; idosos acima de 60 anos de idade; povos indígenas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; professores; forças armadas; pessoas em situação de rua; forças de segurança; caminhoneiros; trabalhadores de transporte; trabalhadores portuários.
Documentos: O morador deverá apresentar documento com foto para identificação e carteirinha de imunização.
Praia Grande
Neste sábado (13), o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação) estará aberto das 9 às 15 horas para imunizar a população. Além da vacina contra a gripe, estarão disponíveis os imunizantes contra a covid-19, HP, meningite e demais pertencentes ao Calendário Nacional de Vacinação.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe está imunizando os grupos prioritários. São eles: Idosos acima de 60 anos; Crianças de seis meses a menores de seis anos; Gestantes e puérperas; Trabalhadores da saúde; Professores; Pessoas em situação de rua; Povos indígenas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; Pessoas com deficiência permanente; Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade; Jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, H3N2 e a influenza B, da linhagem Victoria. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes.
Documentação
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. As gestantes deverão apresentar a carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as puérperas precisarão mostrar a declaração do nascimento da criança ou documento do hospital onde ocorreu o parto. Pessoas com doenças crônicas deverão apresentar laudo ou receita que comprove a condição de saúde.
Para ter acesso ao imunizante, o professor precisará exibir documento que comprove sua vinculação ativa no cargo. Os profissionais de saúde deverão mostrar documento do conselho de classe (se houver) ou comprovante que vincula o trabalhador com a instituição de saúde (declaração do empregador, carteira de trabalho ou holerite, por exemplo).
Itanhaém
A Prefeitura de Itanhaém realizará o atendimento das 9 às 16 horas, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do Centro e do Belas Artes para os grupos prioritários. Além das unidades, também ocorrerá imunização em casas de repouso e acamados do Centro e Suarão.
No ato da imunização, é importante estar munido de documento original e carteirinha de vacinação. O imunizante contra a Influenza protege contra as três variantes do vírus (A H1N1, A H3N2 e B) e pode ser aplicado no mesmo dia de outras vacinas, como a bivalente contra a covid-19.
Além da imunização da influenza para todos os grupos prioritários, as USFs também estarão atualizando as carteiras de vacinação para os munícipes que estiverem com vacinas atrasadas.
Confira os endereços das USFs do Belas Artes e do Centro:
USF Belas Artes – Rua Ana Maria Martins Rivera, 10 – Jardim Corumbá – Telefone: (13) 3426-1402
USF Centro – Av. Tiradentes, 98 – Jardim Mosteiro – Telefone: (13) 3426-4685
Mongaguá
O atendimento deste sábado (13) será das 9h às 15h. A ação será realizada nas nove Unidades de Saúde da Família (USFs) e em postos volantes nos balneários Tonhão, Arara Vermelha e na Vila Nova. É necessário levar o RG, CPF e Cartão SUS.
Nesse primeiro momento, os atendimentos acontecem para: Crianças com idade entre 06 meses e 05 anos incompletos; Gestantes; Puérperas; Idosos acima de 60 anos; Pessoas que precisam atualizar a caderneta de vacinação; Indígenas.
Confira o endereço das USFs:
– USF Flórida Mirim, Av. Monteiro Lobato, 11.130;
– USF Itaguaí, Rua José Munhoz Bonilha, 429;
– USF Jardim Primavera, Av. Nossa Senhora de Fátima, 1.801;
– USF Agenor de Campos, Rua Santa Terezinha, 1.645;
– USF Jussara, Av. Jussara, 1.921;
– USF Jardim Praia Grande, Av. Monteiro Lobato, 6.092;
– USF Vila Atlântica, Av. Presidente Costa e Silva, 266;
– USF Vila Operária, Av. Washington Luiz, 815;
– USF Pedreira, Rua Antônio Cordeiro Mendes, 204.
A Prefeitura de Peruíbe não informou os pontos de vacinação até o momento da publicação desta reportagem.