Dia D de combate à dengue em todo estado de SP mobiliza cidades da Baixada Santista; confira

Imagem Ilustrativa

O Governo de SP convocou, para esta sexta-feira (1), todos os 645 municípios paulistas para o “Dia D de Mobilização Estadual” para o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue. O evento anunciado pelo Centro de Operações de Emergências (COE), terá a participação das secretarias estaduais da Saúde, Educação, além da Defesa Civil, com reforço do Exército Brasileiro e o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).

A iniciativa inclui atividades especiais nas escolas, orientação à população e fortalecimento das ações de combate à doença nas residências. Confira a programação de algumas cidades da região:

Santos

O Dia D na cidade de Santos será realizado na Praça das Bandeiras (Av. Vicente de Carvalho s/nº – Gonzaga), das 9h às 12h30.

Estande educativo com o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e demais informações sobre as doenças transmitidas por ele, barraca inflável, pedágio educativo com entrega de sal e folder no semáforo, distribuição de bolas alusivas ao mosquito para as crianças, voos demonstrativos do drone do Centro de Controle de Zoonoses e Vetor e a presença do boneco Mosquitão para quem quiser tirar foto, farão parte das ações que serão realizadas.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá também preparou uma ampla programação para levar informação, prevenção e reforçar os cuidados necessários entre os munícipes. Na Escola Municipal Gladston Jafet (Vila Lígia) acontecerá apresentação de fantoches, teatro e palestra para os alunos da unidade, com o tema “Todos contra a Dengue”, em dois horários: às 9h30 e 15h30.

Além disso, haverá pedágios educativos em principais pontos da Cidade. Agentes de controle e combate às endemias vão orientar motoristas, motociclistas e ciclistas, nos semáforos: em frente ao Ginásio Marivaldo Fernandes – Guaibê (9 às 14 horas) e Paço Municipal Raphael Vitiello, no Santo Antônio (9 às 14 horas). Também haverá panfletagem na Travessia de Barcas de Vicente de Carvalho/Santos (7 às 12 horas), e no Terminal de Passageiros Ferry Boat (9 às 14 horas).

Outra ação a ser reforçada para esta sexta é a nebulização costal, com a realização dos serviços em diversas ruas dos bairros: Vila Maia, Pae Cará e Perequê. Já no bairro de Morrinhos, a equipe de combate à dengue executará o trabalho de bloqueio de retirada de criadouros.

Cubatão

A ação do Dia D da cidade de Cubatão será com mutirão no bairro Jardim São Francisco e no Conjunto Afonso Schmidt. A previsão é de que os 16 agentes de endemias que vão participar visitem 400 residências a partir das 9 horas. Os agentes estarão devidamente uniformizados e identificados.

Outras ações foram feitas entre janeiro e fevereiro (até o dia 28), em que os agentes visitaram 878 imóveis em ações de mutirão ou rotina. Também foram realizadas atividades educativas e de conscientização em unidades de Saúde, feiras livres, escolas, organizações sociais e empresas, com entrega de cartazes, folders e cartilhas e a instituição de brigada contra o mosquito Aedes aegypti na escolas estaduais Júlio Conceição (Vila Couto), Lincoln Feliciano (Vila Nova) e Maria Helena Duarte Caetano (Cota 200).

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande também escolheu realizar mutirões como ação do Dia D de combate à dengue. Os agentes de endemias estarão no bairro Antártica desde manhã, onde irão visitar as casas dos munícipes e fazer as orientações à população, além de procurarem por possíveis locais de proliferação de larvas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS