Dia Mundial do Combate ao Estresse: conheça 5 dicas simples para um SPA Day em casa sem gastar nada

Divulgação

O estresse é uma epidemia que atinge cerca de 90% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e pode causar ou acentuar outras doenças, como o transtorno da ansiedade, que afeta quase 10% da população do Brasil. Em pleno mês da campanha Setembro Amarelo, o Dia Mundial do Combate ao Estresse, celebrado neste 23 de setembro, reforça a reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.

Desde o início da humanidade, convivemos com o estresse, que foi essencial para a evolução do homem e sua sobrevivência. O problema é quando esse estado se torna prolongado e constante, interferindo na capacidade de viver uma vida normal por um longo período.

“Atendo pessoas que se queixam de inúmeros sintomas, como dor nas costas, insônia, dor de cabeça, compulsão alimentar, dor muscular. Muitas chegam para uma sessão de massagem com a respiração ofegante, agitadas e com o humor alterado. A maioria não associa esses sinais ao estresse, mas quase sempre é esse o motivo”, observa Marcia Campos, esteticista, massoterapeuta e especialista em bem-estar.

Há quase 10 anos ajudando seus clientes a relaxarem, ela mesma deixou de lado uma rotina estressante nas salas de aula e se entregou à vocação de cuidar das pessoas promovendo bem-estar. “O estresse afeta impacta diretamente na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas. Com a rotina acelerada que temos, reservar um tempo para o autocuidado é essencial para manter o equilíbrio e evitar os efeitos negativos do estresse prolongado”, aconselha ela.

Para ajudar as pessoas a desacelerarem, ela se inspirou nas terapias de relaxamento que oferece em seu Espaço Marcia Campos, em Santos, e compartilha cinco dicas simples e acessíveis para transformar o próprio lar em um SPA:

1. Escalda-pés: Adicione um pouco de sal grosso e algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou 1 sachê de chá de camomila numa bacia com água morna e coloque os pés dentro. Os aromas relaxam e proporcionam uma sensação imediata de tranquilidade.

2. Massagem caseira: Utilize um óleo corporal ou creme hidratante para fazer uma automassagem nos pés, mãos e ombros. Rolos de massagem ou até uma bola de tênis podem ser usados para aliviar as costas.

3. Esfoliação natural: Misture açúcar ou café com óleo de coco para criar um esfoliante corporal natural. Além de remover células mortas da pele, esse ritual também ajuda a renovar a energia e promover a sensação de frescor.

4. Aromaterapia: Acender velas aromáticas ou incensos é uma maneira simples de criar um ambiente aconchegante e relaxante. Aromas como baunilha, camomila e canela ajudam a reduzir a ansiedade e melhorar o humor.

5. Meditação: Reserve alguns minutos do dia para praticar meditação guiada ou simplesmente deitar ouvindo sons relaxantes, como o som da chuva ou músicas suaves. Esse momento de pausa mental é essencial para aliviar o estresse.

A prática regular dessas dicas simples de autocuidado pode fazer a diferença no combate ao estresse. “Reserve um tempo para cuidar de si mesmo, retome hábitos que te fazem bem, coisas simples como uma caminhada, leitura ou até mesmo cuidar de uma planta. Precisamos equilibrar os momentos de pressão, cobrança e preocupações do nosso dia com algumas pausas para cuidarmos do corpo e da mente”, indica Marcia.

É possível testar o nível de estresse no site da International Stress Management Association – Brasil (ISMA-BR), associação sem fins lucrativos e a única com caráter internacional voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de estresse no mundo. Acesse o teste clicando aqui.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS