Em comemoração ao dia mundial do livro, em 23 de abril (terça-feira), acontece, um novo lançamento dos livros da Coleção História de Santos, que será no Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura Municipal de Santos, das 9h às 11h, onde crianças da UME José Bonifácio – Unidade Municipal de Educação, participarão de um evento especial para conhecerem a história do palácio com contação de histórias.
A Coleção História de Santos, é composta por 12 fascículos de livros infantis iniciando com o tema “Enguaguaçu”, nome indígena tupi-guarani dado a ilha de Santos em sua descoberta, que narra a Fundação da Vila de Todos os Santos, os demais temas são: “Bucaneiros”, “O café”, “Porto de Santos”, “O Patriarca José Bonifácio”, “Bartolomeu de Gusmão”, “Quilombos”, “Segue o Bonde”, “Jardins da Praia”, “O Futebol Arte Santista”, “Tirando onda” e “Os canais de Saturnino de Brito”.
Os livros foram oficialmente lançados em 02 de dezembro de 2023 no Museu do Café, pela Editora Vapalu, também sediada em Santos, na coordenadoria da jornalista Vanessa Rajomes. O evento contou com uma belíssima apresentação de Ballet da companhia Valderez de Dança, encenando um Musical que contava a história do café nos tempos áureos de Santos.
Este projeto foi realizado graças a Lei de fomento municipal a cultura, o PROMICULT – Lei Alcides Mesquita, que visa apoio através da renúncia fiscal do ISS, lei está sancionada na gestão do Prefeito Rogério Santos, e teve o patrocínio da operadora portuária Santos Brasil.
A idealização desta coleção é da diretoria da Associação Realizar de Esporte e Cultura, sediada em Santos desde 2011. Projeto iniciado ainda na gestão do então presidente Wladimir Mattos. A proposta cultural visa trazer as crianças e adolescentes um melhor entendimento da história da sua região, proporcionando a eles pertencimento regional, além disto todos os livros tem a premissa de mostrar os Patrimônios Históricos e Culturais tombados da cidade de Santos e região, mas a importância destes livros vão muito além, pois o Brasil nasceu aqui, e por vezes a história não é contada nas escolas como deveria ser, com o papel de protagonismo que a nossa região teve no desenvolvimento do país.
O evento contará com a presenta do prefeito, e os secretários de cultura e educação Rafael Leal e Cristina Barleta, onde será feita a doação de 1500 livros para as escolas municipais em contra partida ao recebimento do fomento, contação de história com a vovó Lulu – (atriz e escritora Maria Luiza de Paiva Diniz).