RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Diferentes gerações têm percepções distintas de quando começa a terceira idade, revela estudo

Foto: Divulgação/Arquivo/Prefeitura de Santos)

Quando começa a terceira idade? Para as gerações mais antigas, começam mais cedo, aos 71 anos. Já quem atingiu a melhor idade décadas depois, em torno dos 74. Essa percepção é resultado de um estudo realizado ao longo de 25 anos (de 1996 a 2021), publicado este ano na revista Pyschology and Aging, da Associação Americana de Psicologia, que acompanhou alemães nascidos entre 1911 e 1974.

Para o pesquisador da Universidade Humboldt, em Berlim. Markus Wettstein, e principal autor do estudo, fatores como o avanço da medicina e o aumento da expectativa de vida contribuíram para esta mudança de percepção. No Brasil, a população idosa cresceu 57,4% em 12 anos, conforme levantado pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em 2022. Cresceu, também, a expectativa de vida, para 75,5 anos; um progresso após dois anos seguidos de queda, por conta da pandemia da Covid-19.

E é na onda do crescimento da expectativa de vida que Santos entra na cena como uma das melhores cidades no Brasil para se envelhecer. Segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, de 2023, Santos se posiciona em terceiro no ranking das cidades mais bem preparadas para acolher os 60+, atrás apenas de São Caetano do Sul (SP) e Vitória (ES), respectivamente. Pensando neste cenário, em Outubro, a cidade de Santos receberá um evento voltado para a terceira idade e setores que trabalham com este público: o Pró 60+ Santos e Região, uma convenção que irá tratar da saúde, economia, inclusão e direitos da melhor idade.

Envelhecer com saúde

Uma visão otimista do envelhecimento requer, também, cuidados com a própria saúde, o que inclui a prática de exercícios físicos para ajudar a manter a vitalidade, a imunidade alta e a mente saudável. Segundo o médico clínico geral Marcelo Bechara, o exercício físico é um dos pilares da manutenção da saúde, bem estar e pode, também, ajudar a prolongar o tempo de vida.

“A atividade física, aliada ao bom sono e alimentação adequada forma o tripé da vida saudável. Um leva ao outro – quem se alimenta bem, vai dormir melhor e ter mais disposição para fazer atividades físicas. Acaba se tornando um ciclo”, diz Bechara.

A prática de exercícios na terceira idade pode ser benéfica, especialmente, para fortalecer os músculos, dar mais equilíbrio, agilidade, flexibilidade e resistência muscular. E, segundo Marcelo Bechara, o exercício ideal para esta faixa etária é a musculação.

“A musculação ajuda a fortalecer os músculos e articulações e gera mais vitalidade, desde que haja um acompanhamento profissional para evitar lesões. No caso de pessoas que possuem alguma doença que não permite a prática da musculação no primeiro momento, existem outros exercícios de menor impacto, como hidroginástica, natação, pilates, caminhada, ginástica ao ar livre – tudo, é claro, com acompanhamento médico”, reforça.

1º Pró 60+ Santos e Região: Conexões na terceira idade

A troca de experiências nesta idade é importante. Manter-se ativo na terceira idade pode ser benéfico não apenas para o corpo, como, também, para a mente.

Para o Dr Marcelo Bechara, isso reforça a importância da socialização durante a prática de atividades físicas. “Criar uma rotina social nessa idade é extremamente importante. A prática de exercícios aliada à sociabilidade libera hormônios da corrente sanguínea que dão uma sensação maior de bem estar, como a serotonina, a endorfina e a dopamina. Os benefícios são múltiplos”, finaliza o médico.

Em um cenário no qual 18,7% da população está acima dos 65 anos, chega a Santos, em outubro, uma feira voltada a atender as pautas da terceira idade: a Pró 60+ Santos e Região. O evento, gratuito para os idosos, terá oficinas de tecnologia, empreendedorismo, esporte e lazer, gastronomia, bem-estar, entre outros.

Além disso, a programação terá um seminário pago voltado a profissionais da saúde, cuidadores, Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e prestadores de serviços com seminários que abordam temas de saúde, direito do idoso, tecnologia para a terceira idade e muito mais.

Sobre o Pró 60+ Santos e Região

O Pró 60+ Santos e Região é uma feira voltada para a população acima de 60 anos, que conta com estandes de serviços, soluções e atendimentos a idosos. O evento também terá palestras com vários especialistas das áreas da saúde, Direito, tecnologia e educação, voltados para Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), profissionais, empresas e estabelecimentos especializados no atendimento ao idoso que querem se aprimorar no suporte a este grupo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS