Foi publicado no Diário Oficial de Santos na quinta-feira (18), que serão concedidos benefícios à mulheres doadoras de leite materno. Para isso, é necessário se cadastrar no banco de leite do Hospital Guilherme Álvaro, situado na Rua Oswaldo Cruz, nº 197, no bairro Boqueirão, em Santos.
Pode participar do programa, qualquer mulher, que esteja em franca produção e oferta de leite materno ao seu bebê de até 1 ano de vida e que resida em uma das nove cidades da Baixada Santista. As doadoras regulares ficarão isentas do pagamento da taxa de inscrição de concursos públicos na cidade.
Considera-se doadora regular a candidata que tenha realizado ao menos três doações nos últimos 12 meses antecedentes à publicação do edital no D.O.
Na unidade de saúde citada, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Ao manifestar o interesse em tornar-se doadora, a mulher preenche um cadastro e passa por uma coleta de sangue para exames laboratoriais, cujos resultados saem em dois dias.
Ainda no momento do cadastro, a potencial doadora recebe treinamento com as técnicas necessárias para realizar a ordenha de forma manual, além de kit para a retirada e armazenamento do leite em casa.
Após a avaliação dos resultados dos exames laboratoriais e não havendo impedimentos para a doação, a equipe do Hospital entra em contato para agendar o dia e horário da retirada do leite na casa da doadora. Ao chegar ao banco de leite, o alimento passa por um processo de pasteurização, que retira todos os agentes infecciosos, tornando-o propício para o consumo de qualquer bebê.
Além de receber doações, o Banco de Leite realiza o acolhimento e tira as dúvidas das mulheres que estão com dificuldades em amamentar.