A Polícia Federal de Santos, em conjunto com a Receita Federal, realizou mais uma ação importante para o combate ao tráfico de drogas no Porto de Santos. Outro contêiner contendo cocaína foi apreendido. Na terça-feira (2), também houve uma apreensão do entorpecente, considerada a maior do ano, cerca de 800 kg.
Desta vez, a droga foi encontrada durante inspeção da RF em um contêiner com carga de café em grãos, que seria exportado para Gotemburgo, Suécia, com passagem pela Antuérpia, na Bélgica.
Em meio à carga original, havia tabletes de cocaína. No total foram apreendidos cerca de 380 kg da substância pela PF, que realizou perícia e outras diligências no local dos fatos nesta quinta-feira (4), a fim de auxiliar na investigação que será conduzida em inquérito policial.
Segundo a Receita Federal, esta foi a quinta apreensão do ano, cujo acumulado é de 1.623kg, porém a segunda da semana, atingindo uma quantidade de 1.262kg nesse curto período.
Seleção de cargas pela Receita Federal
Em nota, a RF explicou como funciona o procedimento. Para a seleção de cargas, são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção não invasiva por imagens de escâner. Esse trabalho busca garantir a agilidade das operações do comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir a prática de ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista.
Outra ferramenta importante é a participação de cães farejadores da Receita Federal. Durante a operação, o cão de faro da Alfândega de Santos sinalizou positivamente para a presença de drogas.