RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Drone volta ao combate contra o Aedes vistoriando cemitério de Santos

Agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV) realizaram, sexta-feira (14), mais uma vistoria quinzenal no Cemitério da Areia Branca (Av. Nossa Senhora de Fátima, s/nº). Desta vez, a inspeção contou com um importante aliado tecnológico, o drone, ferramenta que tem se mostrado essencial na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e febre amarela urbana.

Com capacidade para voar em um raio de dois quilômetros e atingir mais de 20 metros de altura, o equipamento é operado dentro de um perímetro seguro de 200 metros do ponto de decolagem.  Pilotado pelo veterinário do CCZV, Marcelo Brenna do Amaral, o drone sobrevoou locais de difícil acesso, como áreas altas ou bloqueadas por barreiras físicas, permitindo a identificação de possíveis criadouros do mosquito.

“Além de facilitar a inspeção, ele gera imagens documentais que servem como comprovação para ações de fiscalização e notificações. No caso dessa vistoria, conseguimos apontar aos responsáveis do cemitério as medidas necessárias para cuidar dos locais que ninguém vê”, explicou Marcelo.

Durante a vistoria no cemitério, além do monitoramento aéreo, os agentes aplicaram larvicida em pontos com água parada e eliminaram possíveis focos do mosquito, como vasos de plantas e recipientes inservíveis.

O equipamento é usado em operações especiais da Secretaria de Saúde de Santos desde 2020 em áreas de difícil acesso das equipes, como em imóveis fechados.  O equipamento pode ser acionado tanto por solicitações da população, via Ouvidoria do Município (telefone 162 ou neste site), quanto por iniciativa dos próprios agentes de combate a endemias, quando percebem a necessidade durante as inspeções.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS