Dois homens foram flagrados andando de cavalo, em alta velocidade, na ciclovia da cidade de São Vicente, litoral paulista, na noite de domingo (27). Felizmente ninguém ficou ferido, mas o caso chamou atenção, principalmente após a morte de uma ciclista em Peruíbe, que foi atingida por uma charrete que estaria participando de uma corrida.
No vídeo obtido pelo Portal TH+, é possível ver a dupla em alta velocidade com os cavalos, e ainda, em um dos trechos, ciclistas foram vistos pedalando ao lado do animal, o que poderia ter resultado em uma grande tragédia.
A Prefeitura de São Vicente informou que, conforme legislação vigente, é proibida a circulação de animais de grande porte, como cavalos, em vias públicas destinadas ao uso exclusivo de pedestres e ciclistas, como a ciclovia da orla. A prática representa riscos à segurança das pessoas e ao bem-estar dos próprios animais.
A administração municipal, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), também esclareceu que não compactua com esse tipo de conduta e que atua continuamente para coibir ações irregulares em espaços públicos. A população pode e deve denunciar situações como essa pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e 190 (Polícia Militar), para que as providências cabíveis sejam tomadas de imediato.
Diante do ocorrido, a Prefeitura destacou que reforça seu compromisso com a proteção dos animais e com a segurança de todos os munícipes, e informou que intensificará a fiscalização nas áreas de lazer da cidade.
Em março, Thalita Danielle Hoshino, de 38 anos, que andava de bicicleta na Praia de Taniguá, no município de Peruíbe (divisa com Itanhaém) veio à óbito após ser atingida por charretes que apostavam corrida na orla.



