Um homem, de 47 anos, e uma mulher, de 23, foram presos em flagrante por aplicarem golpes na cidade de Peruíbe, litoral paulista. No momento da apreensão, a dupla tinha como vítima, um homem, de 65 anos.
Os golpistas foram descobertos por um policial militar, após chegarem em um comércio, no último dia 29, no Balneário Barra da Jangada, vestindo crachás do INSS, e com uma prancheta nas mãos, além de quatro celulares. No estabelecimento, abordaram um homem e começaram a supostamente “confirmar” informações com a justificativa da ‘prova de vida’ do órgão, que é o procedimento obrigatório que garante a continuidade no recebimento de benefícios.
A ação chamou atenção do agente pois não é um procedimento padrão do INSS. A dupla, então, foi abordada. Eles estavam com uma lista dos contribuintes da previdência social, e os endereços das casas ou locais frequentados por eles. Assim, as vítimas recebiam a ‘orientação’ de atualizar os dados, e dessa forma, os golpistas conseguiam fazer saques e empréstimos no nome das pessoas.
Foi descoberto que a dupla vinha aplicando diversos golpes na região. Durante a abordagem policial, os suspeitos indicaram onde estava um carro que foi utilizado por eles.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), a dupla foi presa no local, e o veículo apreendido. Os golpistas foram conduzidos para a delegacia, onde permaneceram detidos à disposição da Justiça. O caso foi registrado como uso de documento falso e estelionato na Delegacia de Peruíbe.