Os candidatos à prefeitura de Santos, Rogério Santos (REPUBLICANOS) e Rosana Valle (PL) já caminhavam nas pesquisas das Eleições 2024 a um possível segundo turno. A apuração deste domingo (6) resultou em um empate técnico, sendo 43,29% dos votos para ele, e 42,65% para ela.
A disputa já vinha acirrada nos últimos meses, e os candidatos já eram considerados os dois favoritos pelos eleitores santistas, portanto, este resultado já era esperado.
A cidade de Santos estava há mais de 20 anos sem um segundo turno nas eleições municipais. A decisão do novo prefeito (a) do município, portanto, está marcado para acontecer no dia 27 de outubro.
Rogério Santos
Formado em Odontologia, com especialização em Saúde Pública e mestrado em Saúde Coletiva, Rogério Santos foi servidor público concursado desde 1988, quando iniciou sua atuação na vida pública, e coordenou o Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (IMPACTO).
Antes de se candidatar a primeira vez à prefeitura de Santos, Rogério foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, chefe de gabinete e secretário municipal do prefeito na época, Paulo Alexandre Barbosa. Foi eleito prefeito de Santos em sua primeira gestão em 2021.
Rosana Valle
Rosana Valle é jornalista, escritora e deputada federal (PL-SP). Está em seu segundo mandato no Congresso Nacional. Nas eleições de 2022, foi reeleita com 216.437 votos, alcançando o posto da mais bem votada da história entre as deputadas federais eleitas pela Baixada Santista e região do Vale do Ribeira.
A candidata também é membro da Comissão Permanente de Viação e Transportes e presidente da Frente Parlamentar Mista dos Portos. Na Comissão da Mulher também é membro e idealizadora do Movimento Mais Por Elas. Também assumiu a Presidência do Diretório do PL Mulher do estado de São Paulo.
Resultados finais:
Rogério Santos (43,29%)
Rosana Valle (42,65%)
Telma de Souza (13,40%)
Nando Pinheiro (0,67%)