RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Em audiência com prefeito do Guarujá, Federação e Sindicato do Turismo comemoram volta da normalidade, após virose e onda de violência

As ações emergenciais encabeçadas pelo Estado e a criatividade e a resiliência de quem atua no Turismo mitigaram os impactos causados por uma virose que atingiu o litoral paulista, em especial, o Guarujá-SP, no início deste ano. Com isso, o setor retornou à normalidade. O novo cenário foi apresentado em reunião realizada entre a Federação dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp), o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes) e o prefeito do Guarujá, Farid Madi (Podemos), nessa segunda-feira (20).

De acordo com o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, “o surto foi totalmente superado” e o segmento já engata um bom momento da alta temporada, com direito à retomada econômica e o ressarcimento dos dias de verão prejudicados pelo contágio que levou milhares de turistas e de munícipes a unidades de saúde.

A situação fez com que a procura por hotéis, pousadas e casas de veraneio se retraísse nos primeiros dias de janeiro. A taxa de cancelamentos das reservas, que havia chegado a 19% na rede hoteleira do litoral sul, contudo, caiu para zero nos últimos dias, segundo a Federação:

“Estamos monitorando o nosso setor na Baixada Santista, desde os primeiros casos. Hoje, conseguimos identificar um turista confiante quanto às ações colocadas em prática pelo Estado, a quem a Fhoresp solicitou urgente tomada de providências. As medidas adotadas fazem da cidade, neste momento, uma das mais atrativas e seguras do litoral sul. O turista já tem uma sensação real que o passeio ou as férias não vão acabar por conta de problemas sanitários. O visitante que tem o conforto e o lazer restituídos faz girar a Economia de todo o trade turístico, gerando empregos e atraindo novos negócios”, destacou Édson Pinto, durante a audiência.

Na reunião, o chefe do Executivo do Guarujá assegurou à Fhoresp e ao SinHoRes o fim do surto de virose e queda nas estatísticas da Segurança Pública, ao passo em quem confirmou o que foi divulgado recentemente pelo Governo do Estado quanto a novos investimentos que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) planeja aportar na cidade.

O prefeito também adiantou que, hoje, das 12 praias do Guarujá monitoradas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), dez estão próprias para banho:

“De toda a Baixada Santista, Guarujá é a cidade que mais tem praias próprias para banho. O turista pode vir para cá, nesta alta temporada e no Carnaval, sem medo. 2025 tem tudo para ser um dos melhores anos para o Turismo de nossa região”, reforçou o político.

Alerta

Desde o início da crise no litoral sul paulista, a Fhoresp manteve diálogo direto com o Palácio dos Bandeirantes, em busca de soluções que reduzissem os impactos econômicos e atraíssem os turistas, novamente, às praias. Um ofício chegou a ser endereçado ao Estado com reivindicações de ordem sanitária e na área da Segurança Pública:

“Nosso pedido foi atendido devidamente. Houve a identificação do vírus que estava em alto contágio e, na sequência, queda nos casos de virose e de internações. Destacamos, também, o reforço no policiamento ostensivo. Guarujá, como município, também colaborou, potencializando a presença de sua GCM (Guarda Civil Municipal) nas ruas. Assim, foi possível oferecer, novamente, tranquilidade a comerciantes, moradores e, também, aos visitantes”, complementou o diretor-executivo da Fhoresp.

A reunião desta segunda-feira contou, ainda, com a participação do presidente do SinHoRes da Baixada Santista, Arthur Veloso, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Guarujá, a primeira-dama Haifa Madi.

Capacitação

Durante o encontro, o Sindicato de Hotéis da Baixada Santista propôs à Prefeitura do Guarujá uma parceira, para o oferecimento gratuito de cursos de qualificação profissional e de capacitação de trabalhadores para atuarem no setor do Turismo.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.