RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Em etapa de concretagem, obras em ciclovia de Santos serão concluídas em abril

Foto: Prefeitura de Santos

Começou nesta sexta-feira (7) a aplicação de concreto de cor vermelha na ciclovia da Avenida Afonso Pena, entre a Praça Palmares e a Rua Campos Melo. Trata-se do último trecho de requalificação da ciclovia, do projeto da Prefeitura que contempla cerca de três quilômetros, a partir da Avenida Governador Mário Covas Jr. As obras devem ser concluídas no próximo mês, dependendo das condições do tempo.

A arquiteta Marta Moura Ribeiro Leite Flores, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), responsável pelo acompanhamento e supervisão da obra, aponta a vantagem do concreto pigmentado em vermelho.

“Esse concreto é de baixa manutenção e alta resistência às intempéries”, explicou, comentando que a pintura anterior acabava desbotando com o tempo e o próprio uso da ciclovia. A cor vermelha, prosseguiu, é determinada pelas regras de trânsito.

As duas pistas da ciclovia contarão com baias para facilitar a ultrapassagem com segurança pelos ciclistas.

A arquiteta lembra que, nessa obra, a empreiteira utiliza uma máquina extrusora, que desenha, de forma precisa, meios-fios e sarjetas em um processo contínuo. “O concreto, moldado no próprio local, oferece maior qualidade, baixo custo operacional e garante o alinhamento nas divisórias de tráfego.” Essa máquina de pavimentação também promove uma simetria linear, deixando a peça alinhada.

A requalificação da ciclovia da Afonso Pena está a cargo da empreiteira Sabino, vencedora da concorrência pública, e representa investimento de R$ 9.650.969,70, sendo R$ 6.311.676,95 destinados pelo governo estadual, via Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), da Secretaria de Turismo e Viagens, e o restante, pelo Município.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS