Um enxame de abelhas se instalou em um guarda-sol, que era usado por um casal de banhistas, na praia do canal 2, na cidade de Santos, litoral paulista, e mobilizou o Corpo de Bombeiros e o GBMar (Grupamento de bombeiros Marítimo). O local precisou ser interditado para que pessoas não fossem atacadas.
O caso aconteceu no domingo (13), na faixa arenosa da Avenida Presidente Wilson. Segundo testemunhas, o enxame, nomeado como “nuvem preta”, foi visto de forma sincronizada no céu, e se fixou no guarda-sol fornecido por um hotel da região. Apesar do susto, as abelhas não estavam agressivas, e só picaram um homem que tentou afasta-las.
Os agentes do GBmar, inicialmente, utilizaram placas de sinalização da praia para isolar o local assim que foram acionados, porém, o enxame só foi retirado por bombeiros do 6º GB, que chegaram no fim da tarde, por volta de 17h50. O objetivo era que não houvesse mais ninguém próximo, evitando acidentes, no momento da dispersão dos insetos.
Estima-se que havia cerca de 400 a 500 abelhas no enxame. O caso chamou a atenção de outros banhistas, que a todo instante perguntavam o motivo da interdição do guarda-sol, e tiravam fotos.