Escritora vicentina Helena Fraga representará a Baixada na Convenção Internacional Cultural da Rede Sem Fronteiras

A escritora vicentina Helena Fraga será a única representante da Baixada Santista na Convenção Internacional Cultural da Rede Sem Fronteiras, que será realizada nas cidades de Mossoró (RN) e Fortaleza (CE) de 19 a 25 de agosto. O evento marca o encerramento das celebrações pelos 10 anos de atuação da Rede, organização cultural privada em prol da língua portuguesa e da cultura lusófona, com sede em Lisboa, Portugal, e atuação em mais de 30 países.

Estabelecida em 2013, a Rede Sem Fronteiras é uma organização com sede em Portugal, focada na promoção da cultura e da língua portuguesa. Com uma extensa rede de membros e parceiros nesses países, a RSF organiza eventos, publica obras literárias e promove intercâmbios culturais, reforçando os vínculos entre os países lusófonos.

Na bagagem, Helena levará o peso de ser membro oficial da Rede e contribuir com seu trabalho na literatura e na poesia, em que sempre ressalta as raízes portuguesas e seu amor pela cultura lusitana. “Eu sou filha de portugueses, cresci ouvindo as histórias da família e assim que pude, fui ver tudo de perto, viver essa cultura que tanto me encanta. É um orgulho fazer parte da Rede Sem Fronteiras e participar deste grande evento”, comenta ela.

Dentre seus livros recentes, a autora irá exibir os títulos Grande Travessia, Aconchego, Transforme-se e Retalhos. No ano passado, Helena recebeu o prêmio Magnífica Sem Fronteiras e foi a segunda colocada em prosa no concurso Sem Fronteiras pelo Mundo.

“Ter esse reconhecimento é uma honra muito grande para mim, não só como escritora e poetisa, mas principalmente pelos laços afetivos que sempre tive com Portugal, seu povo, sua cultura, suas músicas, seus sabores e tudo que sempre fez parte da minha vida”, orgulha-se.

Programação

Entre os dias 19 e 21 de agosto, Mossoró, no Rio Grande do Norte, sediará a XX Jornada Cultural do Museu do Sertão, com destaque para a cerimônia de enterramento da Cápsula do Tempo. Esta cápsula, fruto de uma parceria entre a Rede Sem Fronteiras e o Museu do Sertão Professor Benedito Vasconcelos Mendes, será aberta em 2074, oferecendo uma reflexão sobre as mudanças ao longo dos 50 anos. Além disso, a programação inclui visitas a universidades locais, uma cerimônia acadêmica, um tour histórico-cultural e outras atividades socioculturais.

De 22 a 25 de agosto, Fortaleza receberá uma série de eventos literários, artísticos e culturais. A programação inclui uma cerimônia especial na Assembleia Legislativa do Ceará, uma Feira Literária e de Empreendedorismo no Clube Náutico Atlético Cearense, exposições de artes plásticas e visuais, performances culturais e um Baile de Gala no Espaço Athenée. Escritores, artistas e empreendedores locais estão convidados a participar ativamente.

A Convenção Internacional da Rede Sem Fronteiras tem o apoio de diversas entidades culturais e da Secretaria de Cultura, contando com eventos abertos ao público e oportunidades de participação ativa para escritores, artistas e empreendedores locais. A programação completa e mais informações estão disponíveis neste site.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS