As principais personalidades do setor portuário brasileiro se reúnem em Santos para debater mudanças nas leis de modernização dos portos. Autoridades, lideranças empresariais e especialistas participarão do seminário “Modernização dos Portos – Lanterna na Popa e na Proa”, que será realizado na segunda-feira (2), a partir das 9 horas, no Auditório Zeny de Sá Goulart, na Câmara de Santos (SP).
O endereço é Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1, Vila Nova. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pela internet, neste link.
O evento busca fazer uma reflexão sobre as mudanças ocorridas com as implementações das Leis 8.630/93 e 12.815/2013, indicando os avanços e os pontos que precisam ser aperfeiçoados.
O seminário é organizado pela Marco Zero Conteúdo, com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos (APS), e apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco), Extecil Santos Extintores e Salvatagem, Self Logística e Fundação CENEP Santos.
Produtivo e propositivo
“Não é objetivo do Seminário forçar consensos onde há visões diferentes ou apresentar fórmulas mágicas. O evento quer debater ideias e buscar convergências, contribuir para obter mudanças concretas”, explica o jornalista Marco Santana, organizador do seminário. “O grande diferencial deste evento é, ao final, a elaboração de um documento com sugestões de aperfeiçoamentos na legislação”, explica. “Além de debater ideias e buscar convergências, o evento tem o objetivo prático de obter mudanças concretas”, completa.
O seminário será dividido em três painéis temáticos: Segurança Jurídica; Eficiência e Produtividade; e Investimentos. Os debates serão feitos no formato de TEDTalk: cada debatedor terá 18 minutos para fazer suas considerações. A participação do público será feita por escrito, para evitar divagações e proporcionar a participação de mais pessoas.
Imersão de 360 graus no Porto de Santos
Os participantes do Seminário também terão a oportunidade de fazer uma visita virtual ao Porto de Santos e conhecer as operações dos mais variados terminais (contêineres, granéis e de passageiros), como se estivessem nestes locais.
Uma verdadeira imersão, a visita utiliza a técnica da Realidade Virtual, com auxílio de um óculos 3D. A experiência é proporcionada pela Release Eletrônico, uma provedora de conteúdo audiovisual com amplo conhecimento no segmento portuário e de logística, conquistados nos mais de 35 anos de mercado.
Assim, o visitante virtual poderá acompanhar as manobras de um navio como se estivesse na cabine do comando, presenciar o embarque de toneladas de açúcar, ver modernos equipamentos manobrando contêineres e ter uma vista privilegiada na entrada de um navio entrando no porto, como se estivesse a bordo.
PROGRAMAÇÃO
- Segurança jurídica (10h30 às 11h45)
– Anderson Pomini, Presidente da Autoridade Portuária de Santos
– Murillo Barbosa (Associação de Terminais Portuários Privados)
– MEDIAÇÃO: Elias Carneiro Júnior, presidente do Sindifisco Nacional - Eficiência e produtividade (das 14h às 15h15)
– Marcos Vendramini, especialista sênior em portos, diretor da V2PA Engenharia e Consultoria
- Francisco Nogueira, presidente da Comissão de Assuntos Portuários da Câmara de Santos
MEDIAÇÃO: Marco Santana, jornalista
- Investimentos (das 15h30 às 16h45)
– Mariana Pescatori, Secretária-executiva de Portos e Aeroportos
– Fabrízio Pierdomênico, consultor
– Paulo Roberto Schiff, jornalista