Especialistas debatem mudanças nas leis de modernização dos portos brasileiros

Prefeitura de Santos

As principais personalidades do setor portuário brasileiro se reúnem em Santos para debater mudanças nas leis de modernização dos portos. Autoridades, lideranças empresariais e especialistas participarão do seminário “Modernização dos Portos – Lanterna na Popa e na Proa”, que será realizado na segunda-feira (2), a partir das 9 horas, no Auditório Zeny de Sá Goulart, na Câmara de Santos (SP).

O endereço é Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1, Vila Nova. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pela internet, neste link.

O evento busca fazer uma reflexão sobre as mudanças ocorridas com as implementações das Leis 8.630/93 e 12.815/2013, indicando os avanços e os pontos que precisam ser aperfeiçoados.

O seminário é organizado pela Marco Zero Conteúdo, com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos (APS), e apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco), Extecil Santos Extintores e Salvatagem, Self Logística e Fundação CENEP Santos.

Produtivo e propositivo

“Não é objetivo do Seminário forçar consensos onde há visões diferentes ou apresentar fórmulas mágicas. O evento quer debater ideias e buscar convergências, contribuir para obter mudanças concretas”, explica o jornalista Marco Santana, organizador do seminário. “O grande diferencial deste evento é, ao final, a elaboração de um documento com sugestões de aperfeiçoamentos na legislação”, explica. “Além de debater ideias e buscar convergências, o evento tem o objetivo prático de obter mudanças concretas”, completa.

O seminário será dividido em três painéis temáticos: Segurança Jurídica; Eficiência e Produtividade; e Investimentos. Os debates serão feitos no formato de TEDTalk: cada debatedor terá 18 minutos para fazer suas considerações. A participação do público será feita por escrito, para evitar divagações e proporcionar a participação de mais pessoas.

Imersão de 360 graus no Porto de Santos

Os participantes do Seminário também terão a oportunidade de fazer uma visita virtual ao Porto de Santos e conhecer as operações dos mais variados terminais (contêineres, granéis e de passageiros), como se estivessem nestes locais.

Uma verdadeira imersão, a visita utiliza a técnica da Realidade Virtual, com auxílio de um óculos 3D. A experiência é proporcionada pela Release Eletrônico, uma provedora de conteúdo audiovisual com amplo conhecimento no segmento portuário e de logística, conquistados nos mais de 35 anos de mercado.

Assim, o visitante virtual poderá acompanhar as manobras de um navio como se estivesse na cabine do comando, presenciar o embarque de toneladas de açúcar, ver modernos equipamentos manobrando contêineres e ter uma vista privilegiada na entrada de um navio entrando no porto, como se estivesse a bordo.

PROGRAMAÇÃO

  1. Segurança jurídica (10h30 às 11h45)
    – Anderson Pomini, Presidente da Autoridade Portuária de Santos
    – Murillo Barbosa (Associação de Terminais Portuários Privados)
    – MEDIAÇÃO: Elias Carneiro Júnior, presidente do Sindifisco Nacional
  2. Eficiência e produtividade (das 14h às 15h15)
    – Marcos Vendramini, especialista sênior em portos, diretor da V2PA Engenharia e Consultoria
  • Francisco Nogueira, presidente da Comissão de Assuntos Portuários da Câmara de Santos
    MEDIAÇÃO: Marco Santana, jornalista
  1. Investimentos (das 15h30 às 16h45)
    – Mariana Pescatori, Secretária-executiva de Portos e Aeroportos
    – Fabrízio Pierdomênico, consultor
    – Paulo Roberto Schiff, jornalista

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS