A manhã desta sexta-feira (6) foi marcada por uma manifestação realizada por um grupo de trabalhadores portuários de Santos, organizada pelo sindicato da categoria, se posicionando contra o PL 733, projeto de lei que alterará questões trabalhistas nos portos de todo o país.
O grupo começou o protesto na rua João Pessoa e seguiu para a sede do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), onde aconteceu uma assembleia para decidir o futuro da greve. Na noite de quinta-feira (5), outro protesto também já havia sido feita.
Os trabalhadores portuários se posicionam contra o PL , que é visto como uma ameaça às relações de trabalho nos portos públicos e privados do país, isto por que, prevê a extinção da exclusividade de contratação de trabalhadores avulsos via Organização Gestora de Mão de Obra (Ogmo).
Esta mudança significa que qualquer trabalhador portuário certificado poderá ser contratado, o que poderá afetar tanto os trabalhadores avulsos quanto os contratados sob regime CLT.
Nas redes sociais, o Sindicato dos Estivadores se posicionou há cerca de quatro dias, quando o movimento começou: “O Projeto de Lei 733 representa um retrocesso nas conquistas históricas dos trabalhadores portuários. Seguimos mobilizados, firmes e combativos!”