A Expo Intercâmbio Santos será realizada neste sábado (10), das 14 às 18 horas, no Bourbon Santos Convention Hotel, reunindo especialistas em viagem, profissionais de ensino estrangeiro e muitas dicas para quem tem o sonho de viver uma experiência internacional. O evento tem entrada gratuita, com inscrições pelo Sympla, e será ponto de coleta de doações para a ONG Defesa da Vida Animal, que completa 20 anos de atuação voluntária atendendo pets em situação de abandono.
Quem aproveitar a programação pode fazer a diferença na vida de 50 animais, entre cães e gatos, que aguardam pela adoção e são mantidos pela ONG. São aceitos itens como: ração de cães e gatos, sachês, areia higiênica para gatos, jornal, material de limpeza, tapete higiênico, lençóis, cobertores e medicações. “Somos todos voluntários na ONG, não recebemos nenhuma ajuda governamental e as doações são bem-vindas”, explica Marilia Asevedo Moreira, fundadora e presidente da entidade.
Além de fazer uma boa ação, quem for ao evento em busca de vivência internacional terá acesso a informações completas, referências seguras sobre destinos e programas para diversos perfis de interesse e idades. A Expo Intercâmbio terá duas programações acontecendo no mesmo período: a Feira de Intercâmbio e a EXP Experiências. A Feira contará com representantes de 18 instituições de ensino superior, 4 de ensino médio, 42 de curso de idiomas, 24 de programas de férias e 4 agências de viagem locais (Calicultural, Experimento, CI e Travel Mate).
Já a EXP Experiências abre espaço para ex-intercambistas compartilharem suas experiências, desde a preparação para o intercâmbio até as vivências e seus resultados. Dentre as apresentações, os temas abordados serão: Maximizando a experiência em diferentes tipos de intercâmbio, Conexões Internacionais e Desenvolvimento Pessoal e Preparação Emocional e Pensamento Crítico para o Intercâmbio. O encerramento terá o divertido Game de Intercâmbios, um jogo de conhecimento sobre os destinos e programas de intercâmbio, com prêmios especiais para os vencedores.
“Estamos nesse mercado há 20 anos, entendemos que o público precisa de informação qualificada, credibilidade nas referências oferecidas e orientações personalizadas, para descobrir as melhores opções nessa jornada da educação internacional. Trazemos tudo isso na Expo Intercâmbio, com uma proposta de oferecer uma imersão nesse tema”, resume Roberto Bihari, especialista global em educação internacional e um dos organizadores do evento.
Alta no interesse
Em sua segunda edição neste ano, a Expo Intercâmbio fez sucesso em Blumenau e será realizada em Ribeirão Preto, Londrina, Maringá ainda em 2024. O interesse pelo evento reflete os dados da Pesquisa Selo Belta (Associação Brasileira de Intercâmbio) 2023, que revelou a intenção de 28,6% dos respondentes de viajar para outro país no primeiro semestre de 2024, enquanto 21% planejam fazer um intercâmbio em 2025 ou posteriormente.
“As pessoas estão cada vez mais interessadas pelas experiências culturais e educacionais no exterior, com foco na busca por conhecimentos relevantes para suas vidas pessoais e profissionais. O mercado de intercâmbio tem demonstrado um crescimento contínuo, mas é preciso ter um ecossistema confiável e referendado para realizar esse sonho. É esse ecossistema que teremos na Expo Intercâmbio”, detalha Rodrigo Collaro, com 15 anos de experiência em educação internacional, ex-coordenador regional da BELTA e organizador do evento.
Um dos diferenciais da Expo Intercâmbio é não se limitar a um público ou interesse específico, oferecendo opções de programas para quem tem de 7 a 99 anos, com destinos já consagrados, como Canadá e Estados Unidos, mas também surpreendentes, como Arábia Saudita, Malta e Nova Zelândia. Também organizadora do evento, Cristina Martins reforça que haverá orientações e dicas para os diversos interesses de intercâmbio, seja para aprimorar o idioma, ter uma imersão em outra cultura, prosseguir com estudos acadêmicos ou a possibilidade de trabalhar.
“O participante vai conversar diretamente com representantes de instituições de diversos países para conhecer os programas, as particularidades e descobrir o que se encaixa com os seus objetivos. Se uma pessoa com mais de 60 anos busca uma vivência em outro país, teremos profissionais para detalhar como será essa experiência”, comenta ela, que é estrategista de marketing e recrutadora na educação internacional.