Um falcão quiriquiri invadiu uma residência situada no bairro Tupiry, na cidade de Praia Grande, litoral paulista, e o morador precisou acionar a GCM (Guarda Civil Municipal) para o resgate. Após ser constatado que a ave estava saudável, a mesma foi solta no Parque Piaçabuçu.
A ação ocorreu na quarta-feira (11). Segundo o inspetor chefe do Setor de Proteção Ambiental, Fábio Barbatano Marques, a ave estava acuada. “O morador fez o certo, contatou a Guarda Ambiental. Prontamente, fomos atender a ocorrência. Com todo cuidado para evitar qualquer tipo de lesão no animal, efetuamos o procedimento de resgate. Percebemos que o falcão estava ativo e apto para a soltura”, explicou o profissional.
Este foi 246º resgate de animais que a equipe da Guarda Ambiental de Praia Grande realizou somente neste ano de 2024. Os casos envolvem diversas espécies. Infelizmente, de acordo com registros do setor, a maior parte dessas ocorrências estão ligadas aos pássaros canoros, que são vítimas de caça para comercialização.