Um homem, de 51 anos, foi preso em flagrante por se passar por jornalista para extorquir estabelecimentos comerciais na cidade de São Vicente, litoral paulista. Ele apresentava um crachá de uma TV da região com seu nome, foto e identificação como “câmera”.
A prisão aconteceu na quinta-feira (12), na Avenida Quintino Bocaiuva, no bairro Boa Vista. Policiais civis do 5º DP de Santos, com apoio da Delegacia Seccional, já tinham informações das características do suspeito: um homem careca, de estatura média/alta. O indivíduo se intitulava membro da imprensa para obter vantagens indevidas.
Diante das denúncias, os agentes realizaram diligências em campo, e avistaram o suspeito saindo de um escritório na Rua Visconde do Rio Branco. Ao ser abordado, o homem mostrou seu crachá, que estava em uma carteira porta-funcional com o Brasão de Armas do Brasil e os dizeres “IMPRENSA” e “JORNALISTA”.
Questionado pelos policiais, o suspeito confessou que o documento apresentado era falso. Diante do exposto, foi conduzido até a delegacia para providências de Polícia Judiciária. Interrogado, o indivíduo admitiu que possuía o referido documento para obter vantagens indevidas e revelou que o mandou fazer em uma gráfica em Praia Grande, tendo pedido pela internet.
O “falso jornalista” ainda alegou que o único benefício que teve com isso foi conseguir um desconto para entrar no museu da Vila Belmiro. A emissora TV Record enviou uma declaração informando que o autuado nunca fez parte do seu quadro de funcionários.