Festival ‘O Som das Palafitas’ inicia nova temporada homenageando a Bossa Nova

Divulgação

O Instituto Arte no Dique, situado na Avenida Brig. Faria Lima, nº 1349, anuncia o início da nova temporada do festival O Som das Palafitas, celebrando a Bossa Nova com eventos especiais nos dias 14 e 15 de agosto. A programação inclui shows gratuitos e abertos ao público, proporcionando uma rica experiência musical em Santos.

No dia 14 de agosto, às 15h, Luizinho 7 Cordas, renomado violonista, sobe ao palco para um show imperdível. Luiz Araújo Amorim, conhecido como Luizinho 7 Cordas, nasceu em Marília (SP) em 1946 e, ainda recém-nascido, veio para Santos. Seu pai, Bráulio Araújo, tocador de cavaquinho e violão, o incentivou com a música e, apenas com seis anos de idade, Luizinho já tocava cavaquinho. Com doze anos, entrou para o Conservatório Musical do Brasil, em Santos, para aprender violão, mas devido a seus conhecimentos já muito avançados, não teve bom aproveitamento nas aulas. Seu pai, então, procurou o professor Carvalhinho e Luizinho começou a ter aulas no Centro de Violão José do Patrocínio.

Passado algum tempo, Luizinho já ultrapassava seu professor em conhecimento e, ao assistir Maurício Moura tocar violão de 7 cordas, pelo qual já tinha muito interesse, pediu que lhe ensinasse a tocar, uma vez que o tinha em grande estima como um mestre, pela sua técnica e conhecimento musical. Em 1977, Luizinho ganhou o troféu revelação no Festival de Choro da Rede Bandeirantes de Televisão. Pouco tempo depois, iniciou sua parceria com Evandro do Bandolim, com quem consolidou sua fama de exímio violonista. Músico muito requisitado para gravações e shows no Brasil e no exterior, acompanhando instrumentistas e cantores famosos, hoje, aos 70 anos recém-completados, é considerado um dos melhores violonistas de 7 cordas em atividade no Brasil. Ele tenta eternizar a boa música brasileira incentivando a nova geração de músicos brasileiros, em especial os chorões. É professor da Escola de Música Uirapuru, em São Paulo, e patrono da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, do Clube do Choro de Santos.

No dia 15 de agosto, uma quinta-feira, às 15h, o festival apresenta o show “Do clássico mais popular ao popular mais clássico”, com Armandinho Macedo e Yacoce Simões, acompanhados pelo Coletivo Querô. Armandinho, em parceria com o maestro Yacoce Simões, mescla clássicos da música erudita com a percussão afro-brasileira, proporcionando uma experiência musical única e enriquecedora. O repertório de Armandinho inclui composições de Mozart, Beethoven, Bach, entre outros grandes nomes da música clássica, além de canções como “Chame Gente”, parceria dele com Moraes Moreira, e o clássico “Brasileirinho”. O evento será realizado no Instituto Arte no Dique, com entrada gratuita e aberta ao público.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS