Neste sábado, dia 31 de maio, a Praia do Itararé, em São Vicente (SP), virará palco do Festival Universo Diverso, evento inovador que celebrará a arte, a história e os direitos da comunidade LGBTI+. Com entrada gratuita, o Festival terá mais de 12 horas de programação diversa, das 10h às 22h, com apresentações artísticas e musicais, debates, oficinas e participação de expoentes internacionais na promoção dos Direitos LGTI+.
Idealizado pelo ator e gestor em diversidade Josafá Alves e com curadoria da advogada e ativista Alexandra Pericão, o Festival reunirá lideranças nacionais e internacionais, artistas renomades e locais, pesquisadores, educadores, ativistas e representantes de políticas públicas. O evento é promovido com apoio da Prefeitura de São Vicente, da Secretaria de Direitos Humanos, do Sebrae, da OAB, da UFSCar, da empresária Cris Lorca e de importantes organizações LGBTI+, além de contar com patrocínio da PEPSICO.
Programação diversa e potente
A programação começa às 10h, com abertura institucional que contará com as presenças dos idealizadores do Festival, representantes do poder público e lideranças da comunidade, como Jackson Nunes (Secretário de Direitos Humanos de São Vicente), Paloma Mello (Presidente do Conselho Municipal LGBTI+), Amara Moira, Ângelo Castro (Casa 1), Marta Britton (Instituto Barong), Rafael Calumby (Coordenador Estadual da Diversidade), entre outros.
Logo em seguida, às 11h, o renomado jurista e ativista Renan Quinalha, referência em direitos LGBTI+ no Brasil, ministrará uma palestra especial.
A partir do meio-dia, abrindo as celebrações musicais, o evento ganha ritmo com a discotecagem de Maia Caos.
O Festival contará ainda com três debates temáticos, destacando pautas urgentes como Juventudes Trans, Direitos conquistados a partir das ruas e Decolonização das identidades LGBTI+, com nomes como Paulo Iotti, Carolina Iara, Maju Giorgi, Katu Mirim, Neon Cunha, entre outres.
A programação internacional, batizada de Unidos Queer!, acontecerá em dois momentos com participações ao vivo e online de ativistas de Itália, Reino Unido, Japão, Estados Unidos e Colômbia, incluindo nomes como Mario Colamarino, Saimon Ternurín e Roberto Maxwell, em apresentações conduzidas por Zare Ferragi, coordenador pedagógico e de relações internacionais do Festival.
Entre as atrações artísticas, o público poderá conferir performances da ballroom leader Kona Zion, apresentações de drag queens do litoral paulista e da capital, como Márcia Pantera, Salete Campari, Penelopy Jean, além de shows com cantores LGBTI+ como Zaila, Rodrigo Mancusi e Aline Marco.
Oficinas, exposições e ações de impacto social
Espalhadas pelas tendas temáticas “Sentir”, “Inclusão” e “Direitos”, oficinas de maquiagem, figurino, dança, música e poesia oferecerão capacitação artística gratuita ao público. Em uma das ações simbólicas, mudas de amor-perfeito serão plantadas em homenagem ao amor queer e à diversidade.
Exposições inéditas, como “Saúd!”, “RE-Existência”, “Corpo-Carnaval” e “Inteligência Natural” ampliam o diálogo entre arte, memória e direitos humanos, convidando o público a refletir sobre inclusão, identidade e futuro.
Às 18h, acontece a Roda da Reescrita, momento coletivo de celebração e leitura simbólica da Declaração dos Direitos Humanos, encerrando as oficinas e propondo uma reflexão conjunta com artistas e convidados.
O encerramento será ao som da canção-tema do Festival, “Sou como Sou”, composta por Alex Góes, Maia Caos, Ricardo Severo, com arranjos do maestro Ettore Veríssimo e participação do Coral Câmara LGBTI+ do Brasil.
Importância e propósito
O Festival Universo Diverso surge em um cenário de desafios e retrocessos nas políticas LGBTI+ em diversos países, como EUA e Brasil. O evento reafirma o compromisso com os direitos humanos e o combate à violência contra pessoas LGBTI+, promovendo representatividade, inclusão e reflexão.
Com uma curadoria que valoriza a memória da comunidade, os desafios atuais e as lideranças do futuro, o evento se posiciona como uma poderosa plataforma de articulação política, cultural e educativa para a causa LGBTI+ no Brasil e no mundo.
Confira a programação completa:
10h – Abertura institucional com as presença dos idealizadores e curadores, artistas, lideranças e autoridades locais, como Alexandra Pericão e Josafá Alves, do Festival Universo Diverso; o Secretário de Direitos Humanos de São Vicente, Jackson Nunes; a presidente do Conselho Municipal LGBTI+, Paloma Mello; o coordenador pedagógico e relações internacionais do Festival, Zare Ferragi; o Presidente da Parada LGBTI+ e representante do SEBRAE, Walter Chiclete; pela parceria na criação do curso Crescer em Diversidade. Estarão presentes também a escritora e coordenadora do Museu da Diversidade de São Paulo, Amara Moira; o coordenador da casa de acolhimento Casa 1, Ângelo Castro; a Fundadora do Instituto Cultural BARONG, Marta Britton; e a Coordenadora de Políticas de Diversidade da cidade de Santos, Taiane Miake; a Secretaria de Turismo de São Vicente,Juliana Santana; e o Coordenador Estadual da Diversidade, Rafael Calumby.
11h – Palestra com Renan Quinalha, referência em Direitos LGBTI+ no Brasil, é escritor, palestrante, advogado e professor de Direito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
12h – Discotecagem de boas vindas ao Festival, com Maia Caos, DJ integrante da Cultura Ballroom brasileira.
12h – Abertura da Tenda Sentir com exposições originais
13h00 – Unidos Queer!
Abertura das mesas com conexão online internacional, com a apresentação de Zare Ferragi e participação de Clovis Casemiro:
Itália – Roma: Mario Colamarino, presidente do Circolo Mario Mieli
Estados Unidos – Washington DC: Amy Kirchenbaum Swers, funcionária pública do governo norte-americano.
Reino Unido – Londres: Anti, pessoa Queer, ativista.
13h20 – Performance de Kona Zion, líder e Mother da primeira casa reconhecida dentro da cena
Ballroom Brasil
13h30 – Discotecagem com Junior Rocha
13h30 – Debate 1: Juventudes Trans
Convidades: Paulo Iotti e Saulo Ciasca, com participação de Kona Zion e Aurora Bloth
Mediação: Alexandra Pericão e Josafá Alves
13h30 – Oficina de Maquiagem com Tiffany Bradshaw (na Tenda Direitos)
13h30 – Oficina de Figurino com Morgante (na Tenda Inclusão)
14h15 – Discotecagem com Dj Garcez Amuse
14h30 – Debate 2 – Das Ruas para o Direito Conquistado
Convidades: Heloísa Alves, Maju Giorgi, Carolina Iara e Viviane Deodato
Mediação: Alexandra Pericão
15h – Discotecagem com DJ Paula Pivatto
15h – Oficina de música com Aline Marco (na Tenda Direitos)
15h – Encontro de escritores, com Mari Cardoso, Fénelon Tartari
e Beto Volpe (na Tenda Inclusão)
16h – Discotecagem com DJ Ale Vilela
16h – Unidos Queer 2! – Conexão online internacional com entrevistas de ativistas e instituições LGBTI+.
Apresentação de Zare Ferragi e participação de Ricardo Gomes.
1. Itália – Roma: Maurizio Regosa, jornalista e ativista.
2. Colombia – Bogotá: Saimon Ternurín, homem trans, escritor e ativista.
3. Japão – Tóquio: Roberto Maxwell, jornalista e produtor.
16h20 – Performances de palco com os artistas e educadores do Festival Universo Diverso, Tiffany Bradshaw e Morgante
16h30 – Debate 3 – Decolonizando Corporeidades e Orientações Sexuais.
Convidades: Katu Mirim, WinniT e Neon Cunha.
Mediação: Alexandra Pericão
16h30 – Oficina de poesia com Zare Ferragi, com participação da ONG Mães pela Diversidade (na Tenda Inclusão)
16h30 – Oficina de dança com Kona Zion (na Tenda Direitos)
18h – Roda da reescrita – Grande roda do pôr do sol com a leitura do artigo primeiro da Declaração dos Direitos Humanos, mostra de aprendizados das oficinas, participação de artistas e de Reinaldo Bulgarelli.
19h – Artistas do Litoral – Drags representantes de diferentes cidades da baixada santista apresentam a sua arte. Apresentação Walter Chiclete, Sasha Smile, Ariella Plin e Josafá Alves
Drags participantes: Haylla, Samanta Dior, Pathy Miau, Akkyra Rios, Ally Bee, Yara Mansur, Bella Velasquez, Ana Paula Simplesmente, Mohara Benatto e Ariella Plin
20h30 – Artistas da cena LGBTI+ convidades de São Paulo
Drags e cantores que apresentam seu trabalho autoral
Apresentação Josafá Alves
Drags: Márcia Pantera, Sasha Zimmer, Salete Campari e Penelopy Jean
Cantores: Zaila, Aline Marco, Rodrigo Mancusi, Hilreli
22h – Encerramento, com a música hino do Festival Universo Diverso, “Sou como Sou”, de Alex Góes.



