Neste sábado (2) e domingo (3), o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação), estará aberto das 9 às 15 horas para vacinar a população contra a covid-19, gripe e demais imunizantes do calendário vacinal.
Para 2024, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a covid-19 no calendário anual de vacinação para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Compõe o esquema vacinal deste grupo três doses do imunizante.
Para os demais públicos, a recomendação atual é priorizar os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da covid-19. As pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidas e gestantes e puérperas são indicadas a receber duas doses anuais.
Fazem jus a uma dose anual os seguintes grupos prioritários: pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com comorbidades, indivíduos com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.
Outras vacinas também estarão disponíveis no Cemas, que correspondem ao calendário anual de vacinação, como poliomielite, sarampo, hepatite, entre outras. Continua à disposição do público de 9 a 14 anos a vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano, que pode causar câncer). Já a vacina contra a meningite é oferecida atualmente para crianças menores de 5 anos. A meningocócica ACWY, por sua vez, está disponível para quem tem de 11 a 14 anos.
As vacinas contra a gripe também permanecem sendo aplicadas na população acima dos seis meses. A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.